quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A OAB e a Censura no FACEBOOK



"[...]
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
[...]"
 (excerto do poema "No Caminho
com Maiakóvski"de
Eduardo Alves da Costa).

Hoje de madrugada, postei uma enquete no Blog "As Falas da Pólis", no qual escrevo desde 2006, com a seguinte pergunta: Como você avalia o governo de Simão Jatene?

As respostas opcionais são: 
(  ) Ótimo
(  ) Bom
(  ) Regular
(  ) Ruim 
(  ) Péssimo

Partindo do pressuposto de que deveria ser isento e justo com os leitores e o público que me visita por lá, deixei as cinco (05)  perguntas na forma que acredito ser a ideal para aferir com este recurso não científico, o índice de aprovação/rejeição do atual governador, coisa que também o fiz na gestão de sua sucessora e antecessora, a ex-governadora Ana Júlia. Aliás, As Falas da Pólis não era nem um pouco bem falado entre aqueles que eram rotulados como sendo do núcleo duro do governo petista e por eu ser filiado ao partido, imaginem o quanto isso me causou problemas.

Mesmo assim, mantive o blog como um espaço democrático e combativo para aquilo que acredito ser o papel de qualquer cidadão, independente de sua formação acadêmica, seu patrimônio, cor de pele, credo religioso, concepção ideológica, etc.

Compreendo que a última campanha eleitoral revivemos climas tensos, entre as paixões provenientes das principais candidaturas que disputaram as eleições de 2010, mas quem acompanha as postagens feitas no Blog "As Falas da Pólis" compreenderá, que lá a crítica e a busca pelos mecanismos de controle social e participação popular é que imperam e dão o tom do que anuncio e critico, ao invés de apologias à favor ou contra partidos, estes ou aqueles parlamentares e os comentários são permitidos mesmo que eu discorde dos mesmos, com exceção de calúnias pessoais, palavras de baixo calão e outras impropriedades.

No entanto, o fundamentalismo programático de pessoas em busca de benefícios pessoais, cargos e demais interesses nem sempre dignos, faz com que exista na política paraense, torcidas pró e contra mandatos, líderes e partidos, como pôde ser constatado hoje na rede social "FACEBOOK".

O Imbróglio Autoritário

Foi lá, no FACEBOOK que excluído do grupo da OAB-PA por lançar a enquete do meu blog "Como você avalia o governo de Simão Jatene?”. 

Para tal absurdo, usaram o argumento de que como não sou advogado e postava "assuntos que não interessava aos mesmos" e assim julgaram e decretaram a CENSURA com minha exclusão sumária.

Mesmo que tenha feito a enquete as cinco (5) opções de respostas: Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Péssimo e não ter votado, é claro, para deixar as pessoas livres para escolherem seu veredito, depois de mais de 80 comentários favoráveis e contrários à minha expulsão, proposta por três membros, entre os quais um moderador que não conheço, mas desconfio que não seja do corpo dirigente da Ordem dos Advogados, fui sentenciado a não fazer mais parte do mesmo. 

Quero salientar que isso pode parecer meio dramático, afinal de contas por que grilar com a exclusão de um grupo de uma rede social? Acontece, amigos e amigas leitoras, que mesmo não sendo nenhuma pessoa importante no meio jurídico e saber que não tenho casta, sou ativista social e venho há cinco (05) anos, me dedicando junto com outras pessoas e grupos de acadêmicos, intelectuais, partidários, não partidários naquilo que denominamos ser nossa militância virtual, onde nela  e/ou através dela, nos tornamos protagonistas de uma nova era da informação e lutamos contra a hegemonia dos meios de comunicação, tidos antes como a única voz a ser difundida por terem os veículos à sua disposição.

Não quero me alongar debatendo teorias revolucionárias do uso das redes sociais em prol da revolução, não se trata disso, quero apenas pontuar e deixar minha resgistrada a minha  indignação pelo que aconteceu hoje e afirmar para aqueles que me conhecem que não deixarei me abater com o fato e o denunciarei para todos aqueles que eu puder alcançar, para que o DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO, À CRÍTICA E À OPOSIÇÃO sejam respeitadas, mesmo que alguns não queiram.

Peço que isso seja divulgado para que a liberdade de expressão e a democracia não sejam aviltadas pela conveniência de quem acha que o poder está acima de tudo e de todos.
Rogo que os advogados filiados à Ordem dos Advogados do Brasil lutem pelo resgate de uma OAB justa e defensora do direito coletivo, plural e em conexão com os anseios da sociedade.

Diógenes Brandão – Produtor audiovisual e autodidata em comunicação social, autor do blog As Falas da Pólis e colaborador de outros.

Meu twitter: @JimmyNight

O chargista do Belém Debates!

O BELÉM DEBATES apresenta o seu novo membro, trata-se do cartunista André Abreu que irá contribuir sempre quando a situação exigir. André já participou de vários salões nacionais e internacionais de cartum e quer debater Belém através de suas charges, a crítica social está presente nos traços desse grande artista.

Existe esperança nas charges do André Abreu e indignação!


Direito de Resposta do PT Ananindeua

O nosso articulista Jacyntho Pinto em coluna que publica no BELEM DEBATES, denominada de "Coluna do Jacyntho" anunciou em primeira mão que a vice-prefeita de Ananindeua - Sandra Batista (PT) havia se desfiliado do Partido dos Trabalhadores e retornado ao Partido Comunista do Brasil, inclusive deixando de recolher aos cofres do PT Ananindeua a sua contribuição partidária mensal por ocupar cargo eletivo.
A repercussão foi muito grande em Ananindeua, com a vice-prefeita negando tal fato. O PT Ananindeua solicita a publicação da nota de esclarecimento sobre tal situação.
Consultado sobre o episódio retromencionado, o articulista do BD - Jacyntho Pinto, mantém sua posição em relação à informação veiculada no BELÉM DEBATES, mas se submete ao perfil democrático do BD e acha importante a publicação da "Nota da Presidência do PT Ananindeua".
Leia a nota abaixo:
Ananindeua-Pa, 31.08.2011.

NOTA DA PRESIDÊNCIA DO PT DE ANANINDEUA


Sr. Redator do Blog Belém Debates,
Coluna do Jacyntho

A Presidência do PT de Ananindeua solicita que Vossa senhoria a publicação desta NOTA com os seguintes esclarecimentos:


1. A Sra.Vice-Prefeita Sandra Batista continua filiada no PT de Ananindeua e sua saída do PT quando for solicitada será informado oficialmente pela Direção do PT, assim como outras desfiliações que venha ocorrer!.
2. A Vice Prefeita Sandra Batista tem honrado seus compromissos com a atual direção “recolhendo” sua contribuição partidária;
3. O Diretório Municipal de Ananindeua mantém vinculo respeitoso e político com a direção do PT do Pará e tem assumido compromisso em honrar as demandas políticas e financeira com o DR quando solicitado;
4. A indicação da Vice Prefeita foi uma decisão política do partido e atendeu a conjuntura daquele momento;
5. A Vice prefeitura do PT neste mandato tem pautado ações de apoio aos os movimentos comunitários e sociais de Ananindeua;

Por fim, a critica (que consideramos necessária e positiva) sobre o provincianismo e/ou o paroquianismo do PT de Ananindeua, que o Sr. redator avalia, o que temos a dizer é o seguinte: a atual direção municipal (que composta por todas as forças do PT), vem realizando com muitos esforços a tarefa de reorganização do PT de Ananindeua. Criamos 8 setoriais e estas estão antenadas com a agenda política do PT do Pará e Nacional; há regularidade nas contribuições dos DAS filiados no PT; a Secretaria de Organização (SORG) tem se dedicado no acompanhamento da política de filiação do partido, através do sistema eletrônico do Diretório Nacional; realizamos pela primeira vez em seis anos de participação do PT no Governo municipal um Balanço Crítico e Analítico; estamos agindo no sentido da preparação do PT para a disputa eleitoral em 2012 com candidatura própria e as instâncias do partido tem funcionando regulamente.


PT Saudações
José Oeiras
Presidente
31 de agosto de 2011 10:38

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Florbela vive!!!

Quando falamos que a poetisa portuguesa Florbela Espanca era a mensageira das violetas, muitos torcem o nariz... Nós apenas reconhecemos a mais bela poesia da língua portuguesa. Viva Florbela!!!

Crisântemos ( Florbela Espanca)

Sombrios mensageiros das violetas,
De longas e revoltas cabeleiras;
Brancos, sois o casto olhar das virgens
Pálidas que ao luar, sonham nas eiras.

Vermelhos, gargalhadas triunfantes,
Lábios quentes de sonhos e desejos,
Carícias sensuais d'amor e gozo;
Crisântemos de sangue, vós sois beijos!

Os amarelos riem amarguras,
Os roxos dizem prantos e torturas,
Há-os também cor de fogo, sensuais...

Eu amo os crisântemos misteriosos
Por serem lindos, tristes e mimosos,
Por ser a flor de que tu gostas mais!

domingo, 28 de agosto de 2011

"Quadrilha" paroara.

Fiquei analisando o relacionamento político de nossas maiores lideranças nos últimos trinta anos, in casu, falo das terras paroaras.
Socorro-me de Carlos Drummond de Andrade em suas linhas de "quadrilha", vamos parodiar os versos do poeta mineiro:
"Jarbas Passarinho amava Alacid Nunes que amava Jáder Barbalho
que amava Hélio Gueiros que amava Almir Gabriel que amava Jatene
que não amava ninguém.
Jarbas Passarinho passou a odiar Alacid Nunes que odiava Jáder Barbalho
que odiava Hélio Gueiros que odiava Almir Gabriel que odiava Jatene
que não odiava ninguém.

Jarbas Passarinho foi para Brasília, Alacid Nunes para o Marajó,
Hélio Gueiros morreu de raiva, Ana Júlia ficou para tia,
Almir Gabriel suicidou-se politicamente e Jatene casou com Jáder Barbalho
que tinha entrado na história com o Juvenil."

O filósofo Aristóteles em torno do tema "virtude e amizade", considerava a amizade uma virtude essencial ao homem, que não poderia ser substituída nem mesmo pelo poder, pela riqueza ou pela saúde.
Acima tem sido a história política do Pará, as amizades são seladas e desfeitas sempre sob o signo da conveniência, o mais esperto quebra a confiança e atraiçoa o amigo da véspera com um sorriso nos lábios.

Curtinhas do pinto______________________________________________
- Diretora do Hospital Gaspar Viana (ainda sobre as mortes do gêmeos) foi blindada pelo PMDB de Jáder.
- Não convidem para sentar à mesma mesa Rominho Maiorana e Simão Jatene, Grupo Liberal e RBA em pé de guerra.
- Valdir Ganzer é o candidato do PT à Prefeitura de Belém.
- Carlos Bordalo como candidato do PT, seria o queridinho dos camelôs.
- Confirmados: Jordy, Edmilson e Ganzer.
Atualização às 17h00 - 29/09/2011
-
O PCdoB pautou o nome de Jorge Panzera para candidato à Prefeitura de Belém. Com todo respeito que o Jorginho Panzera merece, isso não é para se levar a sério. Cheira negociação de vice do PSOL.

A modo tucano de privatizar


Do site do jornal Brasil 247
247 - A turma do PSDB que entende de economia, e que também é muito boa no mundo dos negócios, reuniu-se ontem para discutir o futuro do Brasil, seus problemas e, principalmente, disparar alertas sobre os perigos presentes. Depois de muita conversa (fartamente exposta pelo jornal O Estado de S. Paulo), os ex-autoridades econômicas Pedro Malan, Gustavo Franco, Edmar Bacha, André Lara Resende e Pérsio Arida, liderados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, lançaram três propostas concretas.
Essas propostas poderiam ser aplicadas à economia real, caso o resultado das eleições de 2010 tivesse sido pró-Serra, o candidato tucano derrotado pela presidente Dilma Rousseff. 
Elas indicam o que seria dos brasileiros numa eventual vitória tucana nas eleições. Uma ampla defesa foi feita pelo economista Pérsio Arida, hoje poderoso sócio do banco de investimentos BTG Pactual. São elas, todas, de cunho neoliberal: mudar o sistema de administração do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e, também, alterar o sistema de remuneração da poupança.
Segundo Arida, o FGTS e o FAT deveriam ser administrados livremente pelo trabalhador. Nessa linha, obviamente, o patrão também teria liberdade para recolher o recurso de acordo com a escolha do trabalhador. É difícil imaginar, nesse cenário, algum trabalhador poupando recursos, em lugar de usar o dinheiro extra para consumo ou pagar contas. Hoje, o fundo é de “garantia” e não de investimento.
Em relação ao FAT, mesma linha neoliberal. Sobre isso, a discussão é antiga. É a seguinte: pelo sistema de cálculo da remuneração da poupança, o juro da Selic não pode cair muito, caso contrário, a caderneta vai pagar uma remuneração maior que outros tipos de aplicação. Essa é uma boa discussão, mas ainda está longe de ser necessária com a Selic acima de 12%.
O encontro dos tucanos que entendem de economia, muitos deles pais do Plano Real, não registrou nenhuma linha sobre distribuição de renda, nem investimentos sociais, muito menos programas de renda social.

Vendo como esquartejar


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sandra Batista retornou ao PCdoB!

Sandra Batista vice-prefeita de Ananindeua deixou o PT e retornou ao PCdoB.
O presidente do PT de Ananindeua - José Oeiras não consegue dormir direito.
Pessoa ligada à direção do PT Ananindeua, que pediu o anonimato, esclarece porque Oeiras está com insônia. Simplesmente a companheira Sandra não recolhia a sua contribuição como vice-prefeita aos cofres do PT.
E agora José Oeiras?
O diretório regional do PT não quer nem saber, quer o din-din recolhido.
Quem deve estar rindo para as paredes é o camarada tesoureiro do PCdoB, será que para os comunistas a vice-prefeita de Ananindeua pagará a sua contribuição partidária? Boa pergunta.
Cabe fazer uma constatação, Sandra Batista foi uma invenção da companheira governadora Ana Júlia e que não deu certo. Como vice-prefeita não conseguiu incomodar o prefeito Hélder Barbalho, mesmo sendo aprendiz de feiticeiro Hélder anulou qualquer iniciativa da vice-prefeita que se acomodou pachorrentamente no gabinete de vice-prefeito e só.
Num passado não muito distante o ex-prefeito de Belém e atual deputado estadual pelo Psol - Edmilson Rodrigues, tentou inventar Luiz Araújo como candidato a prefeito de Ananindeua pelo PT, foi um estupendo fracasso.
O PT de Ananindeua ainda é muito provinciano, ou melhor, paroquiano... Precisa de um choque de gestão.

Jacyntho Pinto é economista e palpiteiro

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SDDH: 34 anos de Resistência pelos Direitos Humanos

A SDDH está comemorando seus 34 anos de lutas e resistência. Nesta sexta-feira, (26/08) estará sendo sendo lançada a Mostra Fotográfica "34 anos de Resistência" com 50 fotografias do arcervo da entidade, que remontam a história dos Movimentos Sociais do Pará. Já na segunda-feira (29/08) uma proggramação durante todo o dia no auditório David Mufarej da UNAMA, Alcindo Cacela selará as comemorações dos mesas redondas, debates, exibição de vídeos, mostra fotográfica e shows musicais, marcarão as comemorações dos 34 anos da Sociedade Paraense em Defesa dos Direitos Humanos, a SDDH. O ponto forte da programação será o Lançamento da nova edição do Jornal Resistência, do blog Resistência On Line e das redes sociais que a entidade disponibilizará.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A Saúde no Pará Tucano

Morrem gêmeos após portão fechado.
A história se repete...
BELÉMDEBATES traz à tona uma questão que se arrasta ao longo das várias administrações governamentais do Estado do Pará.
Ontem uma mulher grávida de gêmeos, sete meses de gestação, não conseguiu internação na Santa Casa de Misericórdia, a explicação dada era que não havia leitos.
Desespero do casal, as fortes contrações, o casal buscou atendimento na Santa Casa, portão fechado, marido e mulher pegaram o táxi e correram para o Hospital das Clínicas, portão fechado...
Raimundo Cícero(foto acima) e Vanessa do Socorro desesperados, na calçada do Hospital Gaspar Viana, acionaram o serviço de resgate dos Bombeiros.
Os bombeiros socorreram o casal que foi levado para a Santa Casa novamente.
O martírio do casal teve um desfecho kafkaniano, o portão da Santa Casa não se abriu, a esperança se esvaiu em sangue, os gêmeos morreram sem clemência...
Os bombeiros fizeram o parto da primeira criança que nasceu morta, aí o portão da Santa Casa se abriu, internaram a Vanessa, mas já era tarde, o segundo gêmeo estava morto.
O soldado bombeiro Francisco César, muito emocionado, deu voz de prisão à médica ginecologista obstetra Cynthia Lins por omissão de socorro e a conduziu até à Seccional Urbana do Comércio.
Vanessa e Raimundo em sofrimento perene, os gêmeos mortos...
O governador do Estado Simão Jatene exonerou a presidente da Fundação Santa Casa, Maria do Carmo Lobato, e a chefe do setor de Tocoginecologia do hospital, Florentina Balby, logo que tomou conhecimento da morte dos dois bebês prematuros provocada pela falta de atendimento naquela casa de saúde.
Vamos repercutir além do que foi noticiado, até o Jornal Nacional da Rede Globo fez reportagem especial.

Pimenta é refresco nos olhos dos outros
Na administração da Ana Júlia, os tucanos criticaram muito o atendimento médico que era dado na Santa Casa de Misericórdia, os meios de comunicação aliados à oposição do governo petista, pautaram bastante a questão da saúde.
A saúde no atual governo tucano não mudou nada...
O governador Simão Jatene traz uma pecha que lhe foi imposta pelo seu criador o ex-governador Almir Gabriel: preguiçoso!
A maldição rogada por Almir Gabriel: - Com o Jatene 4 anos de retrocesso.
Ô maldição desgraçada!

Dedo na ferida
A questão da saúde no Pará passa inevitavelmente pela gestão.
Tem razão o diretor do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Dr. Wilson Machado, quando critica o enfoque dado sobre a morte dos gêmeos. “É preciso ter consciência que o principal culpado desse triste episódio é o sistema de saúde pública. Os médicos não podem ser responsabilizados pela falta de leitos e a estrutura precária dos hospitais”, acentuou o médico sindicalista.
Tem razão o Dr. Wilson Machado, mas não toda razão, ainda que o sistema não preste, esteja podre...
Faltou solidariedade da médica e das demais pessoas da Santa Casa.
Vanessa fazia o pré-natal na Santa Casa, não era uma pessoa desconhecida da instituição, tinha acompanhamento médico por ser portadora de uma doença (Lúpus) que colocava em risco a gestação e a vida da gestante.
Desculpe-me dôtor Wilson, mas solidariedade não faz mal pra ninguém, reconforta saber que um ser humano estende a mão para outro ser humano e ajuda.
Politicamente não havia outra saída para o governador Simão Jatene, senão demitir a cúpula da Santa Casa, agiu rápido e preciso, respondeu imediatamente à opinião pública, a justificativa para a exoneração da presidente da Santa Casa não foi técnica e sim política.
A decisão de Jatene não soluciona a questão da saúde no Estado do Pará.
Para encerrar, como é doloroso ver o pai dos gêmeos, sozinho entre lágrimas sepultando os “anjinhos”...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Edilza Fontes desfilia-se do PT


Edilza Fontes, filiada ao PT desde 1984, foi superitendente do PTP e da Escola de Governo, durante a gestão de Ana Júlia e disputou sua primeira eleição em 2009, saindo derrotada como candidata à Deputada Estadual. Amargou, diante de um eleitorado que elegeu petistas com menos visibilidade e estrutura de campanha, como Zé Maria, oriundo do município de Juruti e Milton Zimer, de Marabá.

Edilza vinha batendo forte no PT e na gestão de Ana Júlia, de quem é cumadre mas que segundo pessoas próximas de ambas, está com relações pessoais e políticas em frangalhos, depois de ter sido "defenestrada", como ela mesmo afirmou, após ter sido exonerada dos cargos que acumulava no governo e ver sua candidatura em risco de não contar com a prioridade que tanto almejava. Guerreira e com certo ímpeto e estrutura, partiu pra luta sob a chapa Mensagem ao Partido, que no Pará e no Brasil é hegemônizado pela mesmo grupo que ela deixou: A DS.

Depois disso, Edilza Fontes que antes criticava a blogosfera no interior do PT, criou seu próprio blog e passou à fazê-lo um espaço de destilar mágoas e ataques às lideranças do PT, principalmente ao grupo que fazia parte.

Semana passada, Edilza se dedicou a apontar contradições e falhas na Nota que o PT-Pa apresentou à sociedade paraense e concedeu uma entrevista ao Jornal Diário do Pará, publicada neste sábado, "dando" sua opinião sobre as denúnicias feitas pelo governador Simão Jatene e a resposta do PT, sobre o empréstimo de R$366 milhões feito pelo BNDES ao governo Ana Júlia.

Hoje, pela manhã, depois de perceber que o partido não iria mais lhe conceder nenhuma chance de ser expulsa e virar mártir, Edilza cansou de esperar e pediu sua desfiliação da legenda, junto com mais duas pessoas, notoriamente reconhecidas como sendo de seu grupo.

Pelo twitter, a assessoria de comunicação do PT informou o fato, até agora sem o pronunciamento da própria Edilza Fontes, e disse já saber de suas intensões, haja vista que os sinais de que iria para outro partido por não sentir-se com condições políticas, nem tão pouco, com base interna capaz de garantir-lhe apoio em sua provável candidatura no partido, resolveria tão logo sua vida política em outro. Foi o que fez.

Alguns dizem que Edilza vai pro PCdoB, outros que será para o PMDB. Quem viver, verá!

Siga o @ptbelemcomunica.

domingo, 21 de agosto de 2011

Marcha pelo Pará Inteiro reúne 3 mil em Belém


Com o tema 'Eles não querem o nosso bem, mas os nossos bens', a 1ª Marcha Popular Contra a Divisão do Pará reuniu cerca de 3 mil pessoas, conforme dados da polícia militar, repassados para a coordenação do Movimento em Defesa do Pará, onde o blogueiro Lucas Nogueira é um dos idealizadores/Coodenadores.

A passeata (à moda antiga) saiu da escadinha da Estação das Docas, adentrou a Avenida Presidente Vargas, passou pela Av. Serzedelo Corrêa e teve seu término na praça Batista Campos.

Foi possível reconhecer entre os rostos anônimos, políticos como a senadora Marinor Brito e o deputado estadual Edmilson Rodrigues, ambos do PSOL e declaradamente, contrários à divisão do Pará. Otávio Pinheiro e Alfredo Costa vereadores do PT, além do vereador Cobrador Pregador, representaram a Câmara Municipal de Belém e Sérgio Pimentel, a Prefeitura de Belém.

O fotógrafo Lucivaldo Sena, parceiro do BD, enviou-nos o link do Portal UOL e do Portal da BAND, ambos com suas foto divulgando o evento para o mundo. 

 
Foto de Lucivaldo Santos no portal da Band
 

Alô galera da Cultura, vamos!


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Nos tempos dos tucanos...

O Esculhambador Geral da República José Simão traduziu, para o homem comum, o linguajar dos tucanos no tempo que essas aves mandavam no país. Eram frases complexas, demonstração da "superioridade" da elite tupiniquim em relação ao restante da sociedade, confira abaixo:


 Linguajar tucanês:
"Tertúlias flácidas para induzir bovinos
a deleitar-se nos braços de Morfeu."

Tradução para o português coloquial:
"Discurso do FHC".
(José Simão. No País da Piada Pronta. Editora do Bispo: São Paulo, 2007, p.107)

Quem tá certo?


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cara de Madeira


Pará, 15 de Agosto de 1823: Data magna?



Solar do Barão de Guajará - sobrado de azulejos portugueses construído em 1873, estilo colonial, sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) paça D. Pedro II s/nº, Cidade Velha.

A principal fonte bibliográfica acerca dos acontecimentos na Província do Pará até a Adesão à Independência não endossa opinião geral a respeito da data de 15 de agosto de 1835 – aliás, sequer cita este dia –, como evento máximo do processo de separação do Pará colonial do reino de Portugal para incorporação ao Brasil independente.

O ato que se comemora com o feriado estadual de 15 de agosto, ocorreu de fato na reunião palaciana de 11 de agosto a fim de deliberar, sob ameaça de bombardeio da cidade; a respeito da intimação do almirante Lorde Cockrane trazida pelo capitão-tenente John Pascoe Greenfell, da marinha inglesa. Ou, então, cinco dias depois, dia 16, na assinatura do termo de obediência ao imperador Pedro I.

Haveria outra explicação para a data de 15 de agosto? Ela não se acha na obra de Domingos Antônio Raiol. Minucioso e prolixo, Raiol não esqueceria. Ele desce a detalhes quanto aos antecedentes e quanto às conseqüências imediatas da adesão da Província do Pará ao Império do Brasil. Vê-se que o povo paraense, pela vontade da maioria, manifestou-se pela separação de Portugal de modo insofismável, a 14 de abril de 1835 em Belém. Sendo, entretanto, seus líderes aprisionados continuou a luta em Muaná, ilha do Marajó, sob comando de José Pedro de Azevedo, informa o historiador, que com contingente de aproximadamente 200 militantes “proclamou naquela vila, no dia 28 de maio, a independência do Brasil, sob a dinastia de D. Pedro I.”


Leia + na Academia do Peixe Frito.

Assembleia Legislativa do Pará

"Ó nóis" no tuiter, parente!

sábado, 13 de agosto de 2011

Tucanos e bolas nas costas...

Jatene viajou para São Paulo com Sérgio Leão. Querem garantir a legenda do Kassab no Pará, o duvidoso PSD. Jatene quer fazer do PSD uma força auxiliar do PSDB em Belém, ou talvez abandone o PSDB para se tornar base de apoio da Dilma com o PSD, definitivamente esse pessoal não sabe ser oposição ao governo federal.
O governador anunciou pela tevê que o jogo amistoso da seleção brasileira de futebol com a seleção argentina será realizado em setembro no Mangueirão com o apoio do governo do Estado do Pará.
O entusiasmo do governador era contagiante por conta desse jogo de futebol.
Não sabia que tucano gostava de bola.
Estamos em agosto e nada do governo tucano dizer a que veio... Quando o governador Jatene começará a governar?
Por enquanto os tucanos estão levando muitas bolas nas costas, literalmente... Isso não é bom!

Duda Mendonça o boquirroto marqueteiro de Carajás.


Duda Mendonça o marqueteiro do "pessoal" de Carajás é um bem sucedido fazendeiro. Onde??? Tem duas fazendas no Pará, uma fica na cidade de Redenção e a outra se localiza em Tinguaras na região de Carajás.
Agora compreenderam por que ele aceitou a proposta de trabalhar "sem remuneração" para a campanha do "sim" no plebiscito para a criação do Estado de Carajás?
Além de gostar de rinhas de galo, Duda Mendonça não joga dinheiro fora, é de estranhar que o boquirroto publicitário espalhe aos quatro ventos que irá trabalhar de graça no plebiscito do Carajás, nos bastidores o BD recebeu a informação de que a Vale do Rio Doce vai pagar uma grana para o arrogante e afamado marqueteiro.
Outra informação de trincheira que inclusive a coluna Repórter 70 do Jornal Liberal repercutiu ontem, a população de Altamira não está fechada com o "sim" para a criação do Estado de Tapajós, a pergunta feita pelos moradores de Altamira é a seguinte: - Quem foi consultado em Altamira sobre o Tapajós e por que Santarém como capital?
Fonte nossa que conhece amiúde o povo da região, nos confidenciou que não existe culturalmente uma identidade do pessoal de Altamira com os mocorongos.
As águas vão rolar...

Belenense se posiciona sobre a divisão do Estado


O Instituto Acertar aferiu o que acham os belenenses sobre a divisão do Estado. No que se refere à divisão do Estado para a criação dos Estados do Carajás e Tapajós, 76,3% dos Belenenses são contra. Já 9,9% são favoráveis ao desmembramento. Os que não sabem ou que estão em dúvida somam 13,8%.

Entre os entrevistados que se acham bem informados sobre a discussão da divisão do Estado, 84,4% são contra, entre os que dizem estar mais ou menos informados essa taxa é de 80,9%, e entre os que se dizem desinformados, de 65,6%; ainda nesse grupo, 26,6% não sabem ou estão em dúvida sobre a divisão.

Segmentos sociodemográficos que mais estão em dúvida sobre a divisão do Estado:




Leia +  no http://www.frenteparanaoseparar.com.br/

Os rios Xingu e Uribóca se unem e André Nunes não deixa separar...

Quando o rio Xingu se une ao rio Uriboca o que acontece?
Ninguém separa...
Vamos atrás de André Nunes que vive em Marituba, ele vai nos explicar como conseguiu unir o rio Xingu ao rio Uribóca. Aguardem!!!