sábado, 29 de outubro de 2011

Liberdade de imprensa e não de empresa.

Foi fartamente divulgado na blogosfera a perseguição empreendida pelo vereador "muda nome de rua" que tem o apelido de Gervásio Morgado, com certeza deve ser parente da deputada estadual Simone Morgado. Gervásio incomodado com o blog da jornalista Franssinete Florenzano, resolveu calá-la de qualquer jeito e não conseguiu...
O que conseguiu foi a exoneração dela da assessoria que a jornalista prestava no Tribunal de Contas do Estado - TCE, Morgado pressionou o conselheiro Luís Cunha e este cedeu aos apelos do vereador Gervásio, o Sindicato dos Jornalistas do Pará encaminhou ofício pedindo ao conselheiro presidente do TCE - Cipriano Sabino esclarecimentos sobre o caso, leiam abaixo o ofício.



 "OF. Nº 274 /2011-SINJOR

                                                               Belém, 28 de setembro de 2011


Excelentíssimo Senhor
Conselheiro Cipriano Sabino de Oliveira
Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará
Belém-PA

Senhor Presidente,

Considerando que o Sindicato dos Jornalistas do Pará tomou conhecimento de que a jornalista Franssinete Florenzano, servidora de carreira da Assembleia Legislativa do Estado do Pará à disposição do Tribunal de Contas do Pará, foi coagida a optar entre o cargo de assessora do conselheiro Luis Cunha e o livre exercício de sua profissão de jornalista diplomada, conforme lhe garante a Constituição Federal, além do princípio da livre manifestação e expressão, e que tal atitude foi ensejada pela pressão de vereadores da Câmara Municipal de Belém, em especial do 2º vice-presidente daquela Casa, vereador Gervásio Morgado (PR), que esteve no dia 23.08.2011 nos gabinetes da presidência e da vice-presidência dessa Corte para exigir, aos gritos, a exoneração da servidora, por não aceitar notícias críticas veiculadas em seu blog, solicitamos os seguintes esclarecimentos:

I – Qual a autoridade do citado edil para fazer valer sua vontade pessoal em detrimento de garantias constitucionais à condição de jornalista profissional e cidadã da servidora?

II - Que providências essa Corte tomará, uma vez que sua missão é garantir a aplicação da Lei e da Constituição Federal?

III – Qual a ingerência que pedidos políticos têm no TCE-PA, para que tal acontecimento se registre?

Solicitamos que este ofício seja lido em sessão plenária dessa Corte e aguardamos o posicionamento do Tribunal de Contas do Estado do Pará.

Respeitosamente,

Sheila Cristina Faro Reis
Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará


SINDICATO DOS JORNALISTAS NO ESTADO DO PARÁ Trav. Barão do Triunfo, 2949 – CEP: 66093-050 sinjor@jornalistasdopara.com.br Tel. (91) 3246-5209/32261900–CNPJ: 02.031.402/0001-89

2 comentários:

Anônimo disse...

Senhoras e Senhores, tem um grupo da imprensa local, poderoso, que tá financiando indiretamente a campanha da Frente Contra Carajás! E, porque não dizer fazendo caixa de campanha para as eleições do próximo ano! Basta ver o que é publicado quase que diariamente em seus jornais, sempre valorizando a figura do presidente da Frente e, pré-candidato a prefeito de Belém, nas próximas eleições. E, com essa atitude antecipa o debate político das eleições de 2012. E, o que mais se tem visto nesta incipiente campanha da Frente Contra a Criação de Carajás é a figura do candidato a Prefeito de Belém nas próximas eleições, Zenaldo, sendo colocada em primeiro plano nesta campanha plebiscitária, na qual deveria ter como figura principal a NÃO DIVISÃO DO PARÁ! Observa-se também, que sua campanha está ou será voltada para as elites que vem financiando indiretamente a Frente e, que financiarão a sua campanha em 2012! Olho vivo! Se liguem!

Belém Debates disse...

Anônimo,
A gente já sabia que iam aparecer espertos.
Mas, vamos denunciar, ok?!