terça-feira, 20 de setembro de 2011

Eleição em Belém e a Vice-Prefeita itinerante ou profissional.

A política em Belém parece morna, só parece, os bastidores pegam fogo. Não esqueçam, os homens são movidos por interesses, e são muitos os que se colocam em jogo com a próxima eleição.
O alcaide de Belém, o autista (político) Duciomar Costa voltou a movimentar as máquinas da prefeitura e retoma aos poucos o seu programa de "asfalto eleitoral", com certeza com a proximidade da eleição municipal, o Dudu vai sair asfaltando tudo que é passagem na periferia e centro de Belém, e como sempre, sem se preocupar com o esgotamento e drenagem das vias que vão receber o asfalto.
O "pobre" (principalmente de espírito) adora asfalto... mesmo que depois, no período mais chuvoso de Belém e região, as suas casas fiquem alagadas, o Dudu não se preocupa com as chuvas do inverno paraense, ele se preocupa de quatro em quatro anos com votos e eleição.
A redação do BD tomou conhecimento que o Dudu escalou para iniciar o processo sucessório em Belém pelo PTB o seu secretário de saúde - o engenheiro Sérgio Pimentel, é isso mesmo!
Quem é Sérgio Pimentel?
Sérgio Pimentel é um personagem intrigante, no primeiro governo Lula foi acusado pelo ministro do transporte Anderson Adauto de praticar fraudes no DNIT (Oh, céus!), exercia o cargo de diretor-financeiro do órgão do Ministério dos Transportes. Em maio de 2003 foi demitido por Lula com alegação de que Pimentel cobrava propina para liberar verba a credores do governo.
Esse passado de Pimentel compromete a sua aspiração de se tornar prefeito de Belém, mas não o impediria de ser candidato a vice-prefeito de Almir Gabriel. Toda a cidade já sabe que Almir Gabriel ressuscitou dentre os mortos - é o nosso Lázaro!
Duciomar pode apoiar a candidatura de Almir Gabriel, será? Conversas de bastidores dizem que sim, vamos esperar a mexida das pedras.
No Partido dos Trabalhadores de Belém, é uma dança de cadeiras, o nome do deputado Valdir Ganzer estava forte, mas a "companheirada" acha que não emplaca junto ao eleitorado de Belém. O vereador Alfredo Costa também se assanha, na redação do BelémDebates todos acham que seria uma candidatura insossa, sem chances. O deputado Carlos Bordalo tem se destacado no plenário da ALEPA com as críticas ao governo Jatene e à defesa do governo de Ana Júlia, não descarta apresentar o seu nome para a sucessão de Duciomar Costa.
O PSOL de Edmilson Rodrigues fará aliança com o PCdoB. Quem os comunistas indicariam para a vice de Edmilson? Hoje oficialmente o nome indicado é o do Jorge Panzera, mas se o Panzera for confirmado como vice do Edmilson eu doou a minha bicicleta. Nos bastidores tomamos conhecimento que a saída de Sandra Batista do PT de Ananindeua foi uma solicitação da cúpula do Psol, Edmilson Rodrigues quer Sandra Batista como vice na chapa majoritária para a prefeitura de Belém.
Sandra Batista transferiu o seu título de eleitor de Ananindeua para Belém, saiu do PT de Ananindeua, mas não renunciou a vice-prefeitura de Ananindeua.
Parece besteira o que vou expor para os leitores do BelémDebates, mas exporei sem medo, ao se desfiliar do PT Ananindeua e transferir o seu domicílio eleitoral para Belém, a ex-petista e atual comunista Sandra Batista, deveria ter renunciado ao seu mandato como vice-prefeita de Ananindeua.
Estou levantando uma questão moral, mas que para a próxima eleição deixará de ser moral para ser legal. Sandra Batista não tem mais animus de continuar em Ananindeua, nem fazendo política e nem morando, a situação dela é parecida com a dos "prefeitos profissionais" - assim considerados os prefeitos que exercem consecutivamente mais de dois mandatos em municípios diferentes, o TSE já tem indeferido os registros de candidaturas dos "prefeitos itinerantes", o ministro Eros Grau foi relator de um caso desses.
Espero que Sandra Batista renuncie em Ananindeua e venha se juntar ao Edmilson Rodrigues nas articulações para a próxima eleição, se não renunciar vai ficar caracterizado o "PCdoB da boquinha", todos sabem que Sandra Batista será vice de Edmilson Rodrigues.
Através do PLS - Projeto de Lei do senado nº 265 de 2011, o senador José Sarney propõe a alteração do art. 91 da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, para vedar a transferência de domicílio eleitoral por Prefeitos e Vice-Prefeitos durante o exercício do mandato, o projeto foi encaminhado para a Câmara votar e deve retornar em outubro para o senado para virar lei, e valerá para a próxima eleição, o que isso quer dizer? Quer dizer que se Sandra Batista for candidata a vice na chapa do Edmilson em Belém, pode ter o seu registro indeferido.
Sandra Batista pode se tornar Vice-Prefeita "Itinerante" ou "Profissional", façam suas apostas!

2 comentários:

Na Ilharga disse...

Meu caro Jacyntho,
Gostaria de fazer dois pequeninos reparos, que mais parecem enxertos, dada a qualidade dos personagens.
1-Almir, diante das avarias sofridas, esta mais para Frankstein do que pra Lázaro;
2-Tenho a impressão que o espertalhão D. Costa prepara a candidatura de um empresário endinheirado da terra à sua sucessão. Aqueles ditos "bem sucedidos", "gente boa", mesmo, a fim de pavimentar sua campanha de volta ao Senado Federal. Perceba que, há poucos dias, foi aventada a possibilidade de uma dobradinha entre um Aguilera e o trêfego Novelino.
Penso que D.Costa seguirá a linha da candidatura empresarial apresentando-a como novidade, no melhor estilo Xerfan, afinal, a farsa na política paraense é uma espécie de "Jason", estando sempre prestes a voltar para nos assombrar.
Um abraço

Jacyntho Pinto disse...

Jorge,
Aceito as observações que fazes sobre esses canalhas que se apropriaram da administração pública municipal.
Quando estou em Belém escuto muito a conversa desses endilheirados, eles detestam o Dudu e só manifestam este sentimento quando estão mordendo a fronha do travesseiro a noite.
Só de pensar que a Ana Júlia acreditou nesse falsário chamado Dudu e repassou dinheiro para a prefeitura, e com certeza parte dessa grana foi para a campanha do Jatene, a síndrome do escorpião, não se pode confiar nessa gente.
Até acho que Almir pode ser o plano B.
A esquerda tem que buscar com a Tia Cheirosinha uma garrafada para espantar visagem, o que achas?
Um forte abraço companheiro!