sexta-feira, 19 de abril de 2013

O debate na UEPA: As facetas das propostas apresentadas




No 17 de abril, no debate dos candidatos a reitoria da UEPA, as representantes da “chapa Viração”, Professora Ana Claudia Hage e Laura Vidal, revelaram a faceta mais latente na política partidária tradicional, a qual é absolutamente incompatível com a academia, qual seja a de somente atacar, com inverdades, a boa gestão que se encerra, apresentando propostas tecnicamente inviáveis.  
Exemplo de quem busca se eleger a qualquer custo, são as propostas de construção de Restaurantes Universitários - RU e casa dos professores em todos os campi da universidade, implantação de mestrados e doutorados para todos os professores do interior, pagamento imediato dos benefícios dos
servidores, assistência estudantil para qualquer estudante, Plano de Cargos e Salários e Congresso Estatuinte do dia pra noite.

Em contrapartida, a Chapa “UEPA FORTE” dos professores doutores Joarez Quaresma e Rubens Cardoso, apresentaram os diversos avanços da gestão atual, como a construção do primeiro RU no Centro de Educação – CCSE, ampliação do número de mestrados, regulamentação e pagamento da progressão funcional dos servidores técnicos, ampliação do plano de saúde para todos servidores, ampliação do TIDE - Regime de Tempo Integral com Dedicação Exclusiva aos docentes, construção de diversos campi do interior, assistência estudantil e a realização de diversos concursos públicos.   
Todas essas ações, entre outras, foram realizadas pela atual gestão da UEPA, de acordo com prioridades da comunidade acadêmica e com os recursos orçamentários disponíveis, o que demonstra a competência e qualificação técnica do grupo de gestores que administra hoje a UEPA. 
A Chapa “UEPA FORTE”, ao contrário das candidatas da Chapa Viração que apresentaram, por meio de chavões, propostas inviáveis do ponto de vista orçamentário, manifestou o propósito de ampliar os avanços conquistados, comprometendo-se, em 04 anos, a efetivar propostas factíveis, como a aprovação do novo plano de cargos de docentes e técnicos administrativos, criação do primeiro doutorado da UEPA, ampliação da assistência estudantil e do TIDE, realização de novos concursos públicos e do congresso estatuinte.
O debate, assim, revelou quais são os candidatos mais credenciados a dirigir a UEPA com responsabilidade administrativa e respeitabilidade acadêmica. Resta saber se a comunidade universitária trilhará esse caminho ou cairá na tentação das falsas promessas.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Contra a Homofobia!


ELEIÇÕES NA UEPA: Façam suas apostas!


 Após um tempo afastado, retorno ao Blog Belém Debates para estabelecer algumas reflexões sobre o cotidiano de Belém e o mundo, afinal debatedores não faltam.
Começo analisando as eleições na Universidade Estadual do Pará, a nossa UEPA.
Novamente eleições na UEPa, as pedras sendo mexidas nos bastidores, intensa agitação dos grupos das chapas candidatas, o que é normal no ambiente acadêmico. Certamente vale uma reflexão para todos que se interessam por uma universidade estadual que seja dirigida por gestores qualificados, na perspectiva da consolidação de uma universidade pública interiorizada e acessível aos paraenses de todas as regiões do Pará.
Algumas preocupações se colocam imediatamente, dentro de uma perspectiva de se buscar a excelência para a UEPA, a única chapa que apresenta candidato com o título de Doutor é a chapa "UEPA Forte", as demais ficaram devendo neste aspecto.
A chapa “UEPA Forte” tem como candidato o prof. Dr. Juarez Quaresma, médico, do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS, a sua candidatura representa a continuidade da gestão da professora Marília Brasil Xavier, aliás, também a primeira reitora com título de doutor da UEPA. A reitora entrou no cargo apoiada pela governadora Ana Júlia, em tempos de crise na instituição, onde conseguiu dar um novo rumo à universidade do Estado. Mesmo na gestão tucana, teve apoio de vários secretários e deputados de diversos partidos, tendo desistido, novamente, de ser candidata, mas deixando o grupo que se propõe a continuar dirigindo a UEPA.
Na chapa “UEPA Novos Tempos”, temos o professor Moacir Palmeira, mestre, também do CCBS, que já foi candidato a reitor concorrendo com o antigo reitor Fernando Palácios, ficando em segundo lugar naquela época. O professor Moacir Palmeira parece ter ligação com o senador Jáder Barbalho.
O que chama a nossa atenção é a chapa "Viração", os desavisados poderiam intuir que se tratasse de chapa "comunista", mas não é o caso, esta chapa representa um retorno ao passado que a Uepa já viveu. A candidata é a professora Ana Cláudia Hage, pedagoga, filha do já falecido Dionísio Hage e dele herdou o estilo da política tradicional populista e clientelista como instrumento para se manter no poder. Com inexpressiva produção acadêmica, possui título de mestre e já foi antiga diretora do Centro de educação da UEPA. Também ocupou cargos na diretoria da SEDUC no Governo Tucano, período em que os indicadores da educação básica sofreram importante queda. Seu grupo fez oposição sistemática contra a gestão da professora Marília Brasil. Com uma oposição ferrenha à implantação de políticas de mérito acadêmico implantadas pela atual gestão, ressurge apoiada por Nilson Pinto e Zenaldo Coutinho, ansiosos de retornarem à UEPA que, no período de 96 a 2007, foi um bom curral eleitoral, especialmente nos campi do interior do Estado.
Resta saber se o processo de mudanças por que passa a UEPA, que hoje é mais respeitada perante a sociedade paraense e a comunidade acadêmica, que hoje conta com mais professores titulados, mais servidores efetivos e com coordenações de campus do interior eleitos por voto direto, vai optar pelo retrocesso e relegar a nossa universidade pública a um curral partidário ou vai optar por continuar no rumo do mérito acadêmico e de uma universidade consolidada e verdadeiramente plural.
Eis a nossa contribuição para o debate. Avançar ou retroceder?