segunda-feira, 26 de setembro de 2011

domingo, 25 de setembro de 2011

Comissão da verdade

Se for para buscar a verdade, a "comissão da verdade" vai ter muito trabalho...

Mais um parente do governador Jatene?!

¿Por qué no te callas Jimmy?

¿Por qué no te callas Jimmy?

Jimmy Night é o nosso expert em redes sociais, ele tem um blog (As Falas da Pólis) que apresenta uma postura crítica em relação ao governo de Simão Jatene.

Jimmy é intimorato e não recua quando é confrontado pelos seus adversários, trava o que nós chamamos de bom combate, não se cala...

O que incomoda o pessoal ligado à assessoria de comunicação de Simão Jatene é o fato do Jimmy ter fôlego de lutador de UFC. Jimmy fica ligado às redes sociais 24h por dia, dorme e acorda acessando... o cabôclo não se cala na rede, e incomoda todo mundo do Jatene, pergunte para o Ney Messias..

Mas, quando falta inteligência, sobra canalhice e não viram que não conseguem calar o Jimmy, resolveram desmoralizá-lo. Acontece que alguém criou no twitter, um clone do Jimmy Night, um fake maldoso, insinuando que o Jimmy fosse gay...

Jimmy deu uma gargalhada quando viu no twitter o desespero dos tucanos, e asseverou que chamá-lo de homossexual não o ofende, porque não se constitui em desvio de caráter. Ele ficaria puto-da-vida se fosse chamado de ladrão ou de corrupto, aí a porrada ia rolar até restar apenas um sobrevivente.

O que cala o Jimmy?

Só os beijos da Dilmagirl (esposa dele)... um profundo silêncio das línguas em pororoca.

Podem clonar o Jimmy e chamá-lo de viádones, ele não se incomodará pois sabe homofobia é coisa de fascista!

Muito cuidado pessoal tucano para não extrapolar os limites.

Ah! Íamos esquecendo de dizer: - O Jimmy não vai se calar!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pasto amazônico e divisão do Pará.

Uma certeza todos temos, caso seja criado o Estado de Carajás a Amazônia vai virar um grande pasto...
As lideranças que comandam a campanha para a criação do Estado de Carajás são todos fazendeiros, e aí a pergunta que não quer calar: - Fazendeiro gosta de floresta ou de pasto???
Resposta: - É claro que pra eles floresta boa é floresta morta!
Quando for exercer o seu direito de votar no plebiscito sobre a divisão do Pará, lembre que a floresta é importante para a vida de todos, inclusive, a dos fazendeiros.
Não deixe o homem separar o que a natureza uniu: Grande Pará.

Segurança na Colônia Penal...

O chargista André Abreu capta o instantâneo da cena política paraense.
Depois que uma adolescente de 14 anos foi estuprada por vários presidiários durante 4 dias seguidos e mantida sob cárcere privado pelos mesmos na Colônia Agrícola Heleno Fragoso em Santa Izabel, espaço para o cumprimento da pena em regime semi-aberto, se constatou que era a maior esculhambação essa Colônia, ninguém tinha controle sobre nada...
O gênio da raça - Simão Jatene, além de exonerar o diretor da Colônia mandou a polícia militar cercar o espaço. O diretor da instituição já havia bem antes do ocorrido comunicado por escrito a situação às autoridades superiores que não tomaram nenhuma providência, depois da desgraça anunciada ter ocorrido, o que se viu foi a mídia anunciando as exonerações e a tranca só depois da porta arrombada.

Ecce homo networking: Diógenes Brandão!


Ecce Homo foram as palavras ditas por Pôncio Pilatos aos Judeus para apresentar Jesus Cristo. Traduzindo do latim para o português, a frase significa: "Eis o homem".

Jesus quando fora apresentado já estava fragelado, mãos amarradas e a coroa de espinhos enfiada em sua cabeça, o Cristo sofria...

Mas, não iremos falar de sofrimento, aqui vivemos intensamente. Existe uma busca constante por um mundo fraterno, um mundo que é descrito pelo poeta amazonense Thiago de Mello no poema "Estatuto do Homem":

(...)

Artigo IV
 
   Fica decretado que o homem
   não precisará nunca mais
   duvidar do homem.
   Que o homem confiará no homem
   como a palmeira confia no vento,
   como o vento confia no ar,
   como o ar confia no campo azul do céu.
 
           Parágrafo único:
           O homem, confiará no homem
           como um menino confia em outro menino. 

Após a leitura do excerto do poema queremos apresentar o homem por trás das "redes sociais", de várias ONGs, Empresas, Faculdades, enfim, eis o homem: Diógenes Brandão!

O BelémDebates deve muito ao expert em networking - Diógenes, mais conhecido como Jimmy Night, que preparou todas as mídias do Belém Debates e continua montando redes para instutuições e capacitando-as para utilizar as redes/Mídias sociais.

Na Foto que ilustra o post, Jimmy é apontado por Marcelo Branco como o "Cara das mídias sociais do Pará", quando esteve aqui durante as eleições de 2010.

Não sabem quem é o Marcelo Branco?

O Wikipedia diz que Marcelo é consultor para sociedade da informação e também ocupa o cargo de professor honorário da Cevatec, além de ser membro do Conselho científico do programa internacional de estudos superiores em software livre na Universidade Aberta de Catalunha.
 
Branco foi coordenador do projeto Software Livre Brasil, através do qual também coordenou o Fórum Internacional de Software Livre. Também foi diretor do Campus Party Brasil por três anos. Deixou estas duas funções para se dedicar à coordenação de campanha nas redes sociais da candidata Dilma Rousseff do PT nas eleições 2010 do Brasil.

Vale lembrar que Jimmy encontrou Marcelo Branco pela última vez no II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, realizado em Junho deste ano, em Brasília (DF), de onde saiu como articulador da região norte para compor a Comissão Organizadora Nacional do #Blogprog, como é definido a nova safra de blogueiros progressistas nos ambientes virtuais.

Aqui no BD que é só felicidade, há a certeza de que perseguimos os fatos e eles traduzem situações que viram notícias ou post.

Sejam bem vindos ao BelémDebates!

Leia e divulgue!

Sabedoria


Gostaria de dedicar o provérbio chinês abaixo para as seguintes pessoas: Edilza Fontes, Simão Jatene, Sandra Batista, Duciomar Costa, Ney Messias, Paulo Chaves, Almir Gabriel, José Oeiras:

"A sabedoria consiste em saber
que se sabe o que sabe e
saber que não se sabe
o que não se sabe" (Provérbio Chinês)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nota Oficial do PT Ananindeua


Após ponderarmos bastante, resolvemos publicar a nota oficial do PT Ananindeua sobre a desfiliação da vice-prefeita de Ananindeua - Sandra Batista. Militantes petistas insistiram para que o BD publicasse a nota oficial do Sr. Oeiras.
Ao leitor solicitamos que compare a nota oficial abaixo com a nota oficial que foi solicitada a publicação pelo Sr. Oeiras (Presidente do PT Ananindeua) em agosto passado, após post no qual afirmávamos que Sandra Batista já havia negociado o seu "passe" com o PCdoB, lembro que houve por parte da direção municipal de Ananindeua uma revolta dizendo que o que foi publicado não era verdade. O tempo é o senhor da razão, estávamos certos, o Sr. Oeiras errado, até hoje ele não disse se a vice-prefeita comunista irá ou não pagar o que deve ao Partido dos Trabalhadores.
Vamos ler o que escreve o Sr. Oeiras:

Ananindeua-Pa, 14.09.2011.
 
NOTA OFICIAL
 
 
Comunicamos que a Sra. Sandra Caminha Fonseca/SANDRA BATISTA oficializou neste dia 13 passado seu pedido de DESFILIAÇÃO da Secção Municipal do Partido dos Trabalhadores do Município de Ananindeua (anexo oficio).
A Direção Executiva acatou politicamente sua decisão em caráter irrevogável e deseja sorte na sua luta política na agremiação que vier a militar.
Para o PT de Ananindeua a saída de militantes e quadros políticos com a Vice prefeita é lamentável, mas consideramos que isso faz parte das relações políticas em especial no PT que é um partido democrático e popular.
 
PT Saudações
 
José Oeiras
Presidente

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Eleição em Belém e a Vice-Prefeita itinerante ou profissional.

A política em Belém parece morna, só parece, os bastidores pegam fogo. Não esqueçam, os homens são movidos por interesses, e são muitos os que se colocam em jogo com a próxima eleição.
O alcaide de Belém, o autista (político) Duciomar Costa voltou a movimentar as máquinas da prefeitura e retoma aos poucos o seu programa de "asfalto eleitoral", com certeza com a proximidade da eleição municipal, o Dudu vai sair asfaltando tudo que é passagem na periferia e centro de Belém, e como sempre, sem se preocupar com o esgotamento e drenagem das vias que vão receber o asfalto.
O "pobre" (principalmente de espírito) adora asfalto... mesmo que depois, no período mais chuvoso de Belém e região, as suas casas fiquem alagadas, o Dudu não se preocupa com as chuvas do inverno paraense, ele se preocupa de quatro em quatro anos com votos e eleição.
A redação do BD tomou conhecimento que o Dudu escalou para iniciar o processo sucessório em Belém pelo PTB o seu secretário de saúde - o engenheiro Sérgio Pimentel, é isso mesmo!
Quem é Sérgio Pimentel?
Sérgio Pimentel é um personagem intrigante, no primeiro governo Lula foi acusado pelo ministro do transporte Anderson Adauto de praticar fraudes no DNIT (Oh, céus!), exercia o cargo de diretor-financeiro do órgão do Ministério dos Transportes. Em maio de 2003 foi demitido por Lula com alegação de que Pimentel cobrava propina para liberar verba a credores do governo.
Esse passado de Pimentel compromete a sua aspiração de se tornar prefeito de Belém, mas não o impediria de ser candidato a vice-prefeito de Almir Gabriel. Toda a cidade já sabe que Almir Gabriel ressuscitou dentre os mortos - é o nosso Lázaro!
Duciomar pode apoiar a candidatura de Almir Gabriel, será? Conversas de bastidores dizem que sim, vamos esperar a mexida das pedras.
No Partido dos Trabalhadores de Belém, é uma dança de cadeiras, o nome do deputado Valdir Ganzer estava forte, mas a "companheirada" acha que não emplaca junto ao eleitorado de Belém. O vereador Alfredo Costa também se assanha, na redação do BelémDebates todos acham que seria uma candidatura insossa, sem chances. O deputado Carlos Bordalo tem se destacado no plenário da ALEPA com as críticas ao governo Jatene e à defesa do governo de Ana Júlia, não descarta apresentar o seu nome para a sucessão de Duciomar Costa.
O PSOL de Edmilson Rodrigues fará aliança com o PCdoB. Quem os comunistas indicariam para a vice de Edmilson? Hoje oficialmente o nome indicado é o do Jorge Panzera, mas se o Panzera for confirmado como vice do Edmilson eu doou a minha bicicleta. Nos bastidores tomamos conhecimento que a saída de Sandra Batista do PT de Ananindeua foi uma solicitação da cúpula do Psol, Edmilson Rodrigues quer Sandra Batista como vice na chapa majoritária para a prefeitura de Belém.
Sandra Batista transferiu o seu título de eleitor de Ananindeua para Belém, saiu do PT de Ananindeua, mas não renunciou a vice-prefeitura de Ananindeua.
Parece besteira o que vou expor para os leitores do BelémDebates, mas exporei sem medo, ao se desfiliar do PT Ananindeua e transferir o seu domicílio eleitoral para Belém, a ex-petista e atual comunista Sandra Batista, deveria ter renunciado ao seu mandato como vice-prefeita de Ananindeua.
Estou levantando uma questão moral, mas que para a próxima eleição deixará de ser moral para ser legal. Sandra Batista não tem mais animus de continuar em Ananindeua, nem fazendo política e nem morando, a situação dela é parecida com a dos "prefeitos profissionais" - assim considerados os prefeitos que exercem consecutivamente mais de dois mandatos em municípios diferentes, o TSE já tem indeferido os registros de candidaturas dos "prefeitos itinerantes", o ministro Eros Grau foi relator de um caso desses.
Espero que Sandra Batista renuncie em Ananindeua e venha se juntar ao Edmilson Rodrigues nas articulações para a próxima eleição, se não renunciar vai ficar caracterizado o "PCdoB da boquinha", todos sabem que Sandra Batista será vice de Edmilson Rodrigues.
Através do PLS - Projeto de Lei do senado nº 265 de 2011, o senador José Sarney propõe a alteração do art. 91 da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, para vedar a transferência de domicílio eleitoral por Prefeitos e Vice-Prefeitos durante o exercício do mandato, o projeto foi encaminhado para a Câmara votar e deve retornar em outubro para o senado para virar lei, e valerá para a próxima eleição, o que isso quer dizer? Quer dizer que se Sandra Batista for candidata a vice na chapa do Edmilson em Belém, pode ter o seu registro indeferido.
Sandra Batista pode se tornar Vice-Prefeita "Itinerante" ou "Profissional", façam suas apostas!

O Simão vai exonerar o Jatene, esperem!

Dudu e seus mestres Simão Jatene e Flexa Ribeiro.
O BelémDebates reproduz post "As grandes soluções de Jatene" do blog "Falo Porque tenho Boca", depois de ler o post a gente fica com uma vontade de exonerar do Governo o próprio Jatene, mas vamos ao post da Waleiska:
____________________________________________
"As grandes soluções de Jatene
Depois de exonerar sumariamente a respeitadíssima médica Maria do Carmo Lobato da presidência da Santa Casa, como medida para solucionar o grave problema de superlotação do hospital, o governador Simão Jatene (PSDB) surge com mais uma grande solução para outra grave denúncia em seu governo.
Uma adolescente de 14 anos é aliciada, conduzida a uma casa penal, drogada e estuprada durante 4 dias por vários detentos e a adivinha qual foi a primeira coisa que o nosso governador fez? Exonerar o diretor da Colônia Agrícola onde os presos estupradores cumprem pena.
Vale ressaltar que André Albuquerque, dirigente da casa penal, já tinha avisado à cúpula da Secretaria de Estado de Segurança Pública, havia 19 dias, de que adolescentes estavam sendo usadas sexualmente no local e nada foi feito! Aí, quando a bomba estoura e o fato vem a público, Jatene tira da sua mala do gato Félix a melhor solução que um governo midiático pode ter: demite o cara e põe nos jornais que a gente já tá agindo!
A médica Maria do Carmo também já havia alertado a Secretaria de Estado de Saúde Pública sobre os problemas que estava enfrentando na Santa Casa, mas quando os bebês morreram na porta do hospital foi ela que pagou o pato.
É, meu caro André Albuquerque, vais virar vilão também!
E aí, quem será a próxima vítima do implacável Jatene?
Desejo sorte aos gestores que trabalham neste governo onde os trabalhadores sempre têm culpa!
=======
PS: Eu também tive culpa quando fui demitida grávida de 6 meses pelo governo do Jatene. Quem manda ter trabalhado na campanha do PT. Ah, Waleiska, sua malvada!"
______________________
Direto da Redação do BD:
O perigo que a árvore corre da lâmina do machado é o mesmo que o cabo do machado corre...
Chegamos à conclusão que continuando a governar dessa maneira, através de exonerações a três por quatro, poderá ocorrer um fato nunca dantes visto em terras brasilis - o governador se autoexonerar, ou melhor, o Simão exonerando o Jatene e dizendo para o soberbo Ney Messias: - Demite o Jatene e põe nos jornais que a gente já tá agindo

domingo, 18 de setembro de 2011

As oficinas do BelémDebates

Quando começamos a organizar o Blog Belém Debates, pensamos em um espaço para provocações, o debate político é provocativo por essência, sempre que tivermos temas e situações que nos remetam a provocar alguma personalidade da cena política paraense, podem ter certeza - provocaremos!
Ainda não divulgamos o nosso Blog Belém Debates, mas iniciaremos brevemente uma forte divulgação pelas redes sociais, boca-a-boca e etc... Queremos fortalecer a cidadania brasileira e temos a convicção de que a nossa contribuição é pequena, mas sincera e cheia de esperança que a nossa cidade, o Pará e o Brasil sempre caminharão para um mundo em que os direitos humanos, o meio ambiente equilibrado, a cidadania plena se constituirão em pilares de uma vida cheia de felicidade, não para poucos, mas para todos!
Pensando em fortalecer a cidadania e dar voz a quem não é escutado, o BelémDebates iniciará várias oficinas sobre como operar as redes sociais, temos que multiplicar em muito as redes sociais com pessoas comprometidas com um mundo sem exploração, o momento é agora!
Todos para as Redes Sociais!

sábado, 17 de setembro de 2011

Diógenes Brandão e a Oficina de Redes Sociais. 3.0


Com o intuito de dinamizar os debates e aperfeiçoar a interação entre os internatutas paraenses, o expert em Redes Sociais, Diógenes Brandão, que atende no twitter como @JimmyNight, ministrará  uma série de oficinas sobre Redes Sociais e Blogosfera. Ele vai ensinar como montar e/ou administrar melhor o seu Facebook, Twitter, Blog e outras mídias/redes sociais, além é claro, de como operá-las com tranquilidade, facilitando a vida de todos no mundo virtual.

Cada oficina terá no máximo 20 participantes, com carga horária de 4 horas, o que demostra que o conteúdo além de objetivo e prático, será ministrado de forma ágil e dinâmica, como é a própria internet.

Anote os contatos para maiores informações: (TIM)  8174-5995 / (Oi)  822-0474 / (Vivo) 9200-0638.

Não percam!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A demagogia sempre ganha...

"A demagogia sempre ganha", disse Clément Rosset. O filósofo francês opina que se nega a realidade para adorar o que não existe.
Li essa entrevista no La Nacion da Argentina, já faz algum tempo, mas penso que o texto e os argumentos continuam atuais, a tradução fiz de maneira livre.
_________________________________
Por Luisa Corradini | LA NACION
PARIS – O filósofo francês Clément Rosset é um dos céticos mais brilhantes de sua geração. Em 30 anos de reflexão e 15 livros publicados, este pensador fora de série, insólito e insolente, não há deixado de repetir que “rechaçar a realidade se constitui no pior dos perigos”. E nesses casos, o homem constrói mundos imaginários e crê em fantasmas e fantasias buscando se esquivar da tragédia universal: a existência e a história.
“Rechaçar a realidade da origem a ilusões de todo tipo: futuros luminosos e apocalipses redentores”, afirmou a LA NACION em sua casa de Paris, localizada a poucos metros de “La Closerie des Lilas”, um dos bares preferidos de Ernest Hemingway.
Como fizeram antes outros célebres céticos – Montaigne, Spinoza e Schopenhauer –, Rosset recorda que a realidade não tem “foras”; que ninguém pode ser salvo pelo além; que a realidade é o que é – nem dupla, nem bonita, nem feia – e não é nada. Nascido no nordeste da França em 1939, ex-aluno da prestigiosa Escola Normal Superior de Paris, doutor em filosofia, professor da Universidade de Niza, Rosset antecipou a sua aposentadoria para se dedicar a escrita. Com uma linguagem clara e concisa, com humor e imaginação, cada um de seus livros é uma defesa, uma ilustração da tautologia, esse enunciado que afirma unicamente que "A é A" e que muitos consideram um pensamento sem sentido. Clément Rosset considera, pelo contrário, que essa constatação repetitiva é o núcleo da filosofia. Discípulo admirativo do grego Heráclito (572-448 a.C.), Rosset trata de seguir ao pé da letra a máxima do grande pré-socrático: "Você tem a dizer e pensar o que é, porque o que existe, existe. O que não existe, não existe”.

Clique para ler a íntegra da entrevista

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bye bye Sandra Batista!

"A vida não chega a ser breve"
Carlos Drummond de Andrade

Quando noticiei nessa coluna que a vice-prefeita de Ananindeua - Sandra Batista (PT) iria se desfiliar do Partido dos Trabalhadores e retornar para o PCdoB, o jornalista Jorge Amorim do blog "Na ilharga" repercutiu a nossa informação em seu blog e acabou recebendo uma saraivada de críticas dos incautos e temerários de todos os matizes.
Jorge Amorim chegou a ser acusado de fazer o jogo da direita. Escrevi um comentário no blog do Jorge em que finalizava dizendo: - Calma camarada, a verdade vai se alevantar...
E como fala o cabôclo do interior do nosso coração - a desgraçada da verdade se alevantu dicomforça!
Sandra Batista foi uma invenção da ex-governadora Ana Júlia.
Não existia legitimidade na postulação de Sandra Batista como candidata a vice-prefeita na aliança com o PMDBarbalho, como justificar o nome da ex-comunista essa estranha neopetista? Sem militância no PT, só restava explicar a indicação do nome de Sandra, através da frase pronta dos anos 60 - "imposição de Moscou, camarada!".
Sandra Batista não era petista, estava no PT por conveniência política, não conhecia o PT por dentro.
Não se ama aquilo que não se conhece.
Sandra Batista, talvez até detestasse o Partido dos Trabalhadores.
Recebi um telefonema de Ananindeua, dizendo que a executiva do PT se reuniu no sábado e tinha tirado a posição de desfiliar Sandra Batista e cobrar o débito dela com o diretório PT Ananindeua.Consegui o número de celular de um membro da executiva do PT Ananindeua, me identifiquei e fiz algumas perguntas.
Segundo o petista da executiva de Ananindeua, na reunião da executiva do PT havia um sentimento de que não existia mais clima para a vice-prefeita continuar no partido e que caso ela não pedisse para sair, seria expulsa ou convidada a se desfiliar.
Ao final do bate-papo, o nosso interlocutor afirmou que estava tudo certo de que Sandra Batista na manhã de terça-feira (13/setembro) irá apresentar o seu pedido de desfiliação do PT.
Até os paralepípedos da João Alfredo já sabiam que Sandra Batista estava fora do PT, o que ninguém sabe é quando ela irá quitar a sua dívida com o PT de Ananindeua.
O José Oeiras (presidente do PT Ananindeua) sabe.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cantoria, bagres e governo.

Quando não está participando de cantorias, que eu acho muito legal, o governador não dispensa a vara e o anzol, sai fisgando cada bagre...
Naquela crise da Santa Casa (a morte dos gêmeos), ele teve que interromper a sua pescaria para demitir a diretora da Santa Casa e fazer vista grossa para a diretora do Hospital Gaspar Viana (apadrinhada do Jáder).
Afinal, quem é o governador do Estado do Pará? Simão Jatene ou Jáder Barbalho???

domingo, 11 de setembro de 2011

11 de setembro: O terror que se semeia, também se colhe.


Dois momentos na história da América.
O terrorismo não vê inocentes e todos são iguais para o terror.
Na América do Sul o Brasil em 1964 sofreu um golpe militar por conta dos "fundamentalistas" do capitalismo.
11 de setembro de 1973, Chile, Santiago, Salvador Allende o presidente legalmente eleito foi encurralado no Palácio La Moneda  e eliminado pelo terrorismo de Estado, patrocinado pelo Tio Sam, o fundamentalismo do capitalismo veio à tona com todo vigor e, inclusive, implementou a cartilha de mercado no Chile. O Palácio La Moneda bombardeado por Pinochet com apoio dos Estados Unidos da América do Norte, milhares de pessoas torturadas e fuziladas...
11 de setembro de 2001, EUA, Nova York, duas torres, com milhares de pessoas, foram alvos dos "fundamentalistas" religiosos que jogaram dois aviões sobre os prédios, causando uma comoção mundial.
A lição. Terrorismo mata sem piedade, nada justifica o terror, nada!
Com o terror nenhum lugar é seguro.
O terror que se semeia, também se colhe.

Rui Baiano lê o BelémDebates e você meu rei?

O camarada Rui Baiano do blog AnanindeuaDebates mandou dizer que também lê o BelémDebates.
O blog do Rui é um dos melhores, senão o melhor blog político de Ananindeua, sempre trocamos algumas ideias...
Segundo o Rui em Ananindeua teremos novidades políticas no PT, o que será?!
Vamos esperar.
Obrigado Rui pelo intenso apoio, só podemos dizer que um blog nasceu inspirado no outro.

sábado, 10 de setembro de 2011

Amanhã começa a semana do Peixe


O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com o Ministério da Saúde realiza entre os dias 11 e 24 de setembro, a Semana do Peixe. A 8ª edição da Campanha tem como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente com foco na alimentação saudável. O lançamento da Campanha acontecerá no domingo (11/09), às 7h da manhã, no ver-o-peso.

De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, as vendas de pescado em 2010 apresentaram crescimento com relação ao ano de 2009, uma média de 2%. As vendas de pescados no período da Semana do Peixe também apresentaram alta, os números subiram de 14,4% em 2009 para 15,2% em 2010. Lembrando que este crescimento costuma variar a depender da região.

Dicas de compra

A Campanha tem também como objetivo prestar informações aos consumidores sobre quais itens observar na hora da compra. O peixe fresco, por exemplo  deve possuir pele firme, bem aderida, úmida e sem a presença de manchas; os olhos devem ser brilhantes e salientes; as escamas devem ser unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele; as guelras devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, ser brilhantes e sem viscosidade; odor característico e não repugnante.

A conservação será outro ponto em destaque para os consumidores. Após o descongelamento, os pescados só podem ser congelados novamente se cozidos e preparados. No congelamento caseiro, os peixes devem ser mantidos inteiros, mas sem as vísceras. Camarões e lagostas devem ser congelados sem cabeça. Nunca se deve congelar espécies diferentes num mesmo recipiente. Ao manusear o pescado, o vendedor deve utilizar luvas descartáveis e a higiene do local de venda deve ser observada como um todo. Os peixes são alimentos extremamente perecíveis e por isso é necessário tomar muito cuidado com seu manuseio.

Alimentação Saudável

Consumir carnes com menor teor de gordura é essencial para quem deseja ter uma alimentação adequada. O consumo regular de pescados traz benefícios à saúde. De modo geral, os peixes são boas fontes de todos os aminoácidos essenciais, que ajudam a formar as proteínas, necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo humano. São também fontes importantes de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras essenciais, fundamentais ao bom funcionamento do corpo.

Ananindeua: PT e cabeça de burro enterrada.

Confirmada a saída de Sandra Batista do Partido dos Trabalhadores, antes de mais nada preciso dizer que tenho grande respeito pela vice-prefeita de Ananindeua e não ouso afirmar que a mesma esteja fora do PT, mas sendo verdadeira a informação que Jacyntho Pinto postou aqui no BelémDebates, não posso deixar de analisar a situação do PT em Ananindeua.
Em sete (7) anos de aliança com o PMDB em Ananindeua, não consigo vislumbrar em que sentido essa aliança contribuiu para o fortalecimento dos movimentos sociais ou o melhoramento das condições de vida dos segmentos populares do 2º maior município do Pará - Ananindeua.
Não serei leviano em afirmar que as pessoas indicadas pelo PT para assumir algumas secretarias na Prefeitura de Ananindeua foram incompetentes, não afirmarei isso! Mas, não posso deixar de constatar que a participação do PT no governo do PMDB de Hélder Barbalho, esvaziou em muito a radicalidade do PT, perdeu-se o contato com a base e de certa forma as melhores lideranças foram "domesticadas"...
Hoje é possível avaliar que não existe sentido na permanência de Fellipe Bastos e Luís Freitas nas secretarias que ocupam, e nem tampouco dos demais militantes do PT que ocupam os cargos de DAS que foram disponibilizados pela prefeitura do PMDB.
Não se consegue identificar nessa aliança conquista para a esquerda em Ananindeua.
Privilegiamento de grupos ou mandatos são equívocos que a história irá cobrar. A direita não perdoa, o esvaziamento do PT é perceptível, só não ver quem não quer... O momento que se apresenta para as forças de esquerda é de reconstrução, e o PT corre o risco de perder o trem da história.
Sinto um comprazimento em saber através de José Oeiras que o PT terá candidato próprio, espero que não seja candidato para "perder", e depois vem a conversa de negociar com o PMDB, isso é ultrajante...
Solicitei a transferência de meu título de eleitor de Ananindeua para Belém, acho que não sofrerei mais com as escolhas do PT em Ananindeua.
Tem cabeça de burro enterrada em Ananindeua para a esquerda, há muito tempo, só contratando uma desfazedora de feitiços.
Aleluia!!!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

As camisas do BD!

O nosso setor de marketing desenvolveu o logotipo das nossas camisas.
Iremos presentear os nossos leitores com algumas, depois vamos publicar como serão distribuídas, ok?!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A carta de Ismael Moraes para Jarbas Vasconcelos.

Vamos tornar pública uma situação da OAB-PA, após as denúncias que foram feitas contra o presidente da OAB-PA - o advogado Jarbas Vasconcelos, sobre o favorecimento de Conselheiro na venda de imóvel da OAB de Altamira, questão que está sendo apurado por comissão formada pela OAB Federal. Existe desdobramento desse mal-estar na OAB-PA, o advogado Ismael Moraes que é conselheiro da OAB-PA, tem exigido transparência na condução desse episódio por parte do presidente da Ordem dos Advogados secção Pará, denuncia que vem sofrendo represálias, o BD publica a carta que se tornou pública, Dr. Ismael Moraes enviou a mesma para o Sr. Jarbas Vasconcelos, não se sabe se houve resposta, o "BelémDebates" se põe à disposição, caso queira se manifestar, do Presidente da OAB-PA, o espaço é democrático, importante o debate.
________________________________________________
"Sr. Dr. Jarbas Vasconcelos,
Há algumas horas, estando na companhia de minha esposa e de um filho adolescente em um restaurante ao ar livre, fui provocado por meio de agressões verbais proferidas pelo sujeito cujo nome depois vim a saber ser WESLEY LOUREIRO AMARAL, acompanhado de mais 2 ou 3 indivíduos que aparentam ser praticantes de luta (fortes e de aparência obtusa).
Fui surpreendido e tive que me levantar e demonstrar não estar intimidado para evitar o avanço e o progresso das agressões. Contei ainda, felizmente, com a proteção de 4 ou 5 garçons que se interpuseram entre mim e o projeto de gangsterzinho e seus asseclas - um deles se projetou em minha direção fazendo-se de bêbado, mas logo deparou com um funcionário corpulento do restaurante, que o deteve (o garçon sr. Ivanildo Gomes). 
Em razão de o ensejo constituir momento de recesso familiar, o fato causou-me grande dano emocional. Também, me vi vulnerável em razão da companhia daqueles a quem tenho o dever de proteção - minha mulher e meu filho.
Após descrever o mentor das agressões covardes, que lembrei ter estado nas últimas sessões do Conselho Seccional da OAB/PA - e aliás se postado atrás de mim durante todas as 5 horas da sessão do dia 16 - a conselheira Dra. Ana Kelly identificou-o como sendo o indigitado acima. Na Delegacia de Polícia, a autoridade adentrou no site da OAB e, pela fotografia, confirmei tratar-se de fato dessa pessoa, QUE É ADVOGADO DO SEU ESCRITÓRIO. Por informações obtidas posteriormente, os ajudantes do aspirante a bandido seriam "seguranças" empregados em seu escritório de advocacia, pois, segundo soube, os capangas vestiam uniforme azul, com a logomarca do seu estabelecimento profissional - circunstância ainda mais verossímil pelo fato de ser o restaurante próximo.
Iniciei e levarei os procedimentos policiais, administrativos e cíveis até as últimas consequências.
Caso Vossa Senhoria não tome medidas inequívocas demonstrando desaprovar o atentado (demissão do "advogado" e dos outros criminosos que o acompanhavam) terei esse fato como extensão volitiva de Vossa pessoa e passarei a tratar-vos como MEU INIMIGO PESSOAL. Isso implicará, saiba Vossa Senhoria, que não apenas continuarei exercendo minhas obrigações como conselheiro estadual da OAB: passarei a cobrar, pugnar, exigir e verberar junto à autoridade policial federal que preside o IPL que apura a fraude pela qual se quis subtrair o bem da OAB, diariamente, incansavelmente. Usarei todas as minhas forças para, dentro da lei, responsabilizar Vossa Senhoria por tudo aquilo que possa ser possível fazê-lo.
Não tenho e nem tive medo de bandidos; caso tivesse, iria criar galinhas em meu sítio. Exerço advocacia arrostando gente perigosa há muitos anos. Não será agora que retrocederei.
 Até hoje tenho lutado por minhas convicções, sem tentar ofendê-lo. Nunca o tratei como meu inimigo; e apesar de nunca termos sido amigos, antes dos eventos dos últimos 49 dias, fui leal, sincero e companheiro naquilo que podia, dizendo-lhe, sempre, cara a cara, tudo o que pensava.
 Até esta noite (juro por Deus!), nunca senti raiva de Vossa Senhoria, e nem nunca vos desejei o mal. Busquei Justiça - esse é o meu jeito, e por isso tenho muito poucos amigos.
 Mas, Dr. Jarbas, após esta noite, se o celerado WESLEY permanecer no seu Escritório, passo a ser SEU INIMIGO PÚBLICO, DECLARADO, FIGADAL e pode esperar de mim tudo que se espera de um inimigo. Mas assim o serei como sou com todos os outros: DENTRO DA LEI, que é minha grande arma. Mas se algo acontecer a algum filho meu, a minha mulher ou a alguém que me serve e esteja na minha companhia em momento de agressão, aí, Dr. Jarbas, deixarei a Lei de lado...
Esse moleque rasteiro e desqualificado WESLEY, que parece saber agir fora da lei, passará pela provação de saber agir dentro dela, pois responderá processo pelo desrespeito, em todas as esferas. Sem prejuízo de ter que provar a sua coragem quando nos encontrarmos, dessa vez só eu e ele, longe de minha família, em qualquer lugar.
Dr. Jarbas, não perca de novo uma oportunidade: prove que o seu Escritório não é um antro, não acolhe criminosos, é composto de gente de bem: DEMITA o moleque WESLEY! Demonstre aquilo que o senhor é o que tem se esforçado para demonstrar: GENTE DE BEM.
Outra coisa: NUNCA, JAMAIS PEÇA QUE EU DESCULPE ou PERDOE esse canalhinha.

Passe bem!"

Ismael Moraes

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mandante de chacina é beneficiado pela morosidade da Justiça paraense.

O fazendeiro Marlon Lopes Pidde, que chefiou uma chacina na Fazenda Princesa, no município de Marabá, em setembro de 1985, onde 6 trabalhadores rurais foram torturados e posteriormente assassinados, foi colocado em liberdade na semana passada, por decisão em Habeas Corpus do Superior Tribunal de Justiça – STJ.
Marlon foi preso, preventivamente, pela Polícia Federal no final de 2006, depois de passar 20 anos foragido da Justiça. A prisão preventiva de Marlon foi decretada logo após a chacina, à época ele residia em Goiânia, tendo sido visto na cidade por várias vezes, mas, a polícia paraense nunca empreendeu esforços para prendê-lo. Foi preciso a entrada da Polícia Federal no caso para que Marlon fosse localizado e preso.
O caso ficou conhecido em nível nacional e internacional, em razão da crueldade usada pelos assassinos, chefiados por Marlon, para matar as vítimas. Os seis trabalhadores foram sequestrados em suas casas, amarrados, torturados durante dois dias e assassinados com vários tiros. Depois de mortos, os corpos foram presos uns aos outros com cordas e amarrados a pedras no fundo do rio Itacaiúnas. Os corpos só foram localizados mais de uma semana após o crime.O caso foi levado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, onde tramita um processo contra o Estado brasileiro.
Os advogados da CPT e da SPDDH (que atuam na assistência da acusação), em conjunto com o Ministério Público, ingressaram com PEDIDO DE DESAFORAMENTO do julgamento para a comarca da Capital em junho de 2007, no entanto, o Tribunal só julgou o pedido no dia 08 de fevereiro de 2010, ou seja, quase 3 anos para julgar um recurso que deveria ser julgado em menos de 6 meses.
Agindo dessa forma, a justiça paraense reforça a impunidade e contribui com o aumento da violência no campo no Estado. As entidades que acompanham o caso e os familiares das vítimas encaminharão uma denúncia ao CNJ contra o Tribunal de Justiça do Pará e informarão à Comissão de Direitos Humanos da OEA.

Fonte: CPT/Marabá e SDDH

Marcelo Costa é advogado e Secretário Geral da Sociedade de Defesa dos Direitos Humanos - SDDH.

O que quer a oposição?!

O que querem os partidos de oposição ao PT?
Após o 4º Congresso do Partido dos Trabalhadores realizado neste final de semana em Brasília, houve uma indignação por parte daqueles que querem ver o PT pelas costas – PSDB, DEM e PPS...
O que incomodou a oposição?
Não sabia que o PT era tão importante para os partidos de oposição.
Uma decisão aprovada no 4º Congresso do PT proíbe a formação de chapas majoritárias com o PPS, PSDB e DEM...
Ahahaha...
Muita confusão se formou no campo da oposição, os presidentes dos três partidos de oposição resolveram criticar o PT. O presidente do DEM, o senador José Agripino Maia (RN), considerou a proibição de aliança um recado dos integrantes do PT para a presidente Dilma Rousseff. "Eu acho que eles quiseram, com isso, constranger a presidente Dilma, que dava todos os sinais de aproximação com Fernando Henrique Cardoso, com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o PSDB", disse Agripino.
José Agripino realmente não compreende o PT.
Dilma sabe como funciona o PT, não haveria espaço para essa aproximação com os tucanos, como tenta insinuar o oligarca José Agripino, tenta jogar o PT contra a Dilma, isso jamais poderia prosperar...
O PT jamais questionaria a liderança de Dilma Rousseff, não há como pressionar Dilma num momento delicado da economia.
O PPS ficou irritado, mas por quê?
No PPS a decisão causou irritação.
O presidente do partido, deputado Roberto Freire (SP), lembrou que as duas agremiações ainda têm coligações pontuais em alguns municípios. "É um sinal de arrogância equivocado do PT. Em alguns municípios, temos alianças que combatem velhos coronéis oligárquicos e até grileiros", disse Freire.
Não vale o argumento do Roberto Freire das coligações pontuais em alguns municípios, Roberto Freire esqueceu-se de dizer que os coronéis oligárquicos e grileiros são do DEM, seus aliados nacionais contra o governo de Lula e Dilma.
Até o PSDB, através do deputado Sérgio Guerra, disse que não entendeu a decisão do PT. O PT está sendo coerente com o seu posicionamento ideológico e com as suas alianças que têm estabelecido com vários partidos para dar sustentação ao governo da presidente Dilma.
O PT só fez tornar mais claro que só vale aliança com os partidos que sustentam o governo da presidenta Dilma Rousseff.
Por que o PPS, PSDB e o DEM ficaram aborrecidos?
Fica um toque para a oposição, um suco de maracujá e escute a música do Chico Buarque - "Futuros Amantes" e quem sabe essa raiva passa...

"Não se afobe, não
Que nada é pra já
Amores serão sempre amáveis
Futuros amantes, quiçá
Se amarão sem saber
Com o amor que eu um dia
Deixei pra você"


ouça suas músicas no letras.com.br

Pedro Nelito é Professor de Direito e Presidente do Conselho de Recursos Fiscais do Município de Belém.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pela "Comissão da Verdade" e nada mais do que a verdade.

Nós queremos a "comissão da verdade" já!!!
Abaixo a menina que se negou a cumprimentar o ditador General Figueiredo, aquele que dizia que mandava bater e prender...
Deus nos guarde dos Ditadores!
Só o Nélson Jobim para puxar-saco dos militares, chegou a hora de passar o Brasil a limpo.
Torturadores o dia de vocês está chegando...

domingo, 4 de setembro de 2011

Belém, o processo de verticalização e o preço da especulação imobiliária


A cidade de Belém, capital do Pará, vem sofrendo nos últimos anos, intenso processo de verticalização dos espaços próximos ao centro da cidade, promovido pela grande especulação imobiliária que a cerca. Rapidamente Belém tornou-se o endereço principal de muitas incorporadoras/construtoras do sul e sudeste do país, que buscam investir na capital paraense, levantando prédios a todo o momento. Esse boom tornou Belém a 3º capital brasileira no custo do m² construído.
Geograficamente e pelo seu processo de ocupação, a chamada “cidade das mangueiras” está cercada por água de um lado. Do outro, os limites territoriais com o município vizinho de Ananindeua. O crescimento que acontecia no sentido horizontal, praticamente inexiste nos dias atuais. O último corredor de expansão, ou seja, o sentido do crescimento da cidade é a Av. Augusto Montenegro, região que recebe os maiores empreendimentos que chegam à cidade.
Com a dispersão das áreas periféricas para os “cantos” da cidade e nos municípios vizinhos que compõe a RMB (Região Metropolitana de Belém) a verticalização se concentra nas áreas centrais da cidade. Os poucos espaços disponíveis valorizam-se ao extremo e qualquer palmo de terra nos principais bairros da cidade custa valores impensáveis há alguns anos atrás.


O Capital especulativo do setor imobiliário, logo percebeu as limitações territoriais da capital paraense, partindo para a apropriação das áreas que até então, não despertavam maiores interesses de uso, como no caso da orla da cidade, ocupada em quase toda a sua totalidade por construções particulares e irregulares.
O Poder Público municipal começou a desenvolver políticas públicas que – na teoria – visam revitalizar a orla, dotando-a de equipamentos urbanos e transferindo as populações que lá residem para os conjuntos habitacionais.
A Prefeitura de Belém anunciou há alguns anos o projeto “Portal da Amazônia”, uma grande obra, com duas etapas de execução, que visa revitalizar grande parte da extensão da orla da cidade, da Universidade Federal do Pará até o Mangal das Garças. Atualmente, menos de 10% da obra foi executada.
As leituras e análises sobre a produção espacial nas cidades reforçam a tese marxista do papel do Estado e os interesses que este defende. No caso do processo de revitalização da orla da cidade, o discurso é o de melhorar a vida das pessoas que moram à beira do rio. Esse discurso não é falso, mas esconde outras intenções. O melhoramento da área, que passa a ser dotada de equipamentos urbanos, serve aos interesses capitais do mercado imobiliário, reproduz naquele espaço, agora “apropriado” aos novos interesses de uso.
A apropriação da orla de Belém por construções prediais interfere diretamente na circulação de ventos na cidade, pois cria obstáculos físicos, que impedem a entrada e melhor ventilação advinda do rio. Por inércia, o aumento médio da temperatura urbana irá se elevar, formando o que conhecemos como “ilhas de calor”, os micros climas na cidade. Fenômeno cada vez mais recorrente nos centros urbanos.
Cidades que permitiram construções em sua orla, como Recife, Fortaleza, Santos, etc. Tiveram aumento de temperatura por conta da falta de circulação de ventos. Outro ponto desfavorável a Belém, é justamente a velocidade dos ventos. Na capital paraense, a velocidade média de vento é de 2 m/s. Nas cidades litorâneas do nordeste a média dobra.
A especulação imobiliária cresce a cada mês assustadoramente em Belém. Esse crescimento desenfreado mostra o seu lado perverso: desabamento do prédio Real Class, no fim de fevereiro, e acidentes com mortes na construção civil, sem contar os problemas estruturais nos espigões erguidos a esmo na cidade. Os novos empreendimentos verticais seguem a lógica do mercado: prédios cada vez mais altos e redução de custo nas construções, uma relação perigosa.
A construção predial na orla da cidade vai de encontro ao que diz o Plano Diretor Urbano da cidade, que proíbe esse tipo de intervenção humana nessas áreas. Mesmo assim, há construções que acontecem, mesmo sem autorização legal, atropelando as leis. A força do Capital quer impor à força o uso do solo para reprodução do lucro de alguns, em detrimento à qualidade de vida dos moradores da cidade de Belém. Vamos deixar?
Além de interferir irregularmente na qualidade de vida da cidade e infringir leis, os especuladores querem calar aos que criticam esse processo. A ADEMI, associação de incorporadoras e construtoras, interpelou judicialmente o blogueiro José Carlos do PV, que denuncia essas arbitrariedades. Forma clara de censura, para que as ações desses grupos não sejam questionadas ou alertadas à população, que acompanha à distância o debate.

Henrique Branco é professor licenciado em Geografia - Especialista em Geografia da Amazônia: Sociedade e Gestão dos Recursos Naturais.

Patrimonialismo na política brasileira.

Quando fui convidado para escrever no BD (BelémDebates) disse de imediato que não poderia escrever diariamente e assim estou agindo. Tenho bons contatos políticos, por isso não posto o que for leviano, sempre dou uma checada no que vai ser postado.
O PT Ananindeua discorda da minha coluna.
Em Belém acontece a mesma coisa que em Ananindeua, senão vejamos, a Professora Edilza Fontes se desfiliou do PT e deixou uma dívida a ser adimplida, por quem? Não sabemos. A neocomunista Edilza nega essa ilação, dizendo que tem até uma certidão de quitação de débitos expedida pelo Partido dos Trabalhadores, cabe à tesouraria do PT Belém esclarecer os fatos.
Nunca é demais lembrar que não é a primeira vez que Edilza Fontes se desfilia do PT, vamos ver quem irá abonar no futuro a refiliação da Professora Edilza.
Em Ananindeua o PT de lá soltou nota desmentindo o que foi noticiado no BD sobre a saída da vice-prefeita Sandra Batista do Partido dos Trabalhadores, quero ver o José Oeiras expedir uma certidão de quitação dos débitos da vice-prefeita.
Alvissareiras as notícias que chegam do 4º Congresso do Partido dos Trabalhadores, realizado em Brasília, neste final de semana, saudamos as decisões tomadas no congresso. O maior partido de esquerda do Ocidente, decidiu que na direção do PT, vinte por cento(20%) dos cargos serão da juventude (até 29 anos) e tem mais, foi aprovado uma mudança no estatuto do partido que limita o mandato para deputados federais, estaduais, distritais, senadores e vereadores. A partir de 2014, os deputados e vereadores filiados ao PT só poderão exercer, no máximo, três mandatos consecutivos. No caso de senadores, a limitação foi fixada em dois mandatos seguidos.
O PT ao tomar o posicionamento acima, acena para a sociedade e para os demais partidos sobre a necessidade de renovação dos quadros políticos, é urgente e necessário se combater a “perpetuação no poder” de quadros reacionários e anacrônicos de direita e de esquerda. Políticos que inevitavelmente reproduzem práticas patrimonialistas.
A maioria dos políticos brasileiros, indistintamente, pratica o patrimonialismo quando eles ocupam cargos públicos. É o carro da repartição que vai buscar ou levar a esposa ao salão de beleza ou os filhos à escola...
As raízes do patrimonialismo brasileiro, segundo Sérgio Buarque de Holanda (Raízes do Brasil) e Raymundo Faoro (Os donos do poder), estão no Estado colonial português, por ocasião da concessão de títulos, de terras e poderes quase absolutos aos senhores de terra. Para toda posteridade brasileira grassou uma prática político-administrativa na qual os detentores de macro ou micro poder não distinguem os limites do público e os limites do privado e essa confusão propicia posturas reprováveis.
O patrimonialismo produz algumas deformações na conduta republicana.
Existem situações prenhe de legalidade, mas esvaziada de legitimidade, toco nessa ferida para me referir a algumas condutas que foram noticiadas no início do ano pela grande mídia, alguém lembra dos casos de aposentadorias de ex-governadores?
Só para refrescar a memória, a informação quando vem em turbilhão faz muita gente esquecê-la, mas o BD não esquece. Foi noticiado que alguns ex-governadores mesmo tendo assumido por 10(dez) dias o governo de seus Estados, adquiriam o direito à aposentadoria como governador.
Assim como a primavera não escolhe o jardim, essa aposentadoria não escolhe ideologia política. O Estadão listou nomes ilustres: os mineiros Aécio Neves, Itamar Franco, Newton Cardoso, Hélio Garcia e Eduardo Azeredo (com R$ 10,5 mil mensais), o paranaense Álvaro Dias, os gaúchos Olívio Dutra e Pedro Simon (R$ 24,1 mil), o pernambucano Marco Maciel (valor não informado), os paraenses Jarbas Passarinho, Jader Barbalho, Simão Jatene e Almir Gabriel (R$ 22 mil). Os ex-governadores Ana Júlia Carepa (PT/PA), Roberto Requião (PMDB/PR) e Yeda Crusius (PSDB/RS) se inserem na lista.
Exercer mandato político não poderia jamais suscitar aposentadoria, mandato político não é profissão! O STF já decidiu que não cabe aposentadoria para ex-governadores... Mas, as leis estaduais continuam insistindo na previsão legal dessas aposentadorias.
Estava falando de quê? Ah! Pois é, o patrimonialismo...

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Outorga onerosa: fraude e mercado imobiliário em São Paulo.

Colegas é sintomático o comportamento do mercado imobiliário em qualquer lugar, se em São Paulo existe a legislação regulando o instituto da outorga onerosa e na hora de cobrar daqueles que optaram em construir acima do coeficiente de aproveitamento básico, que é gratuito, ou seja, podendo construir mais e lucrar mais, essa turma frauda, engana e lesa a sociedade, típico caso de corrupção urbanística. Em Belém, com o mercado imobiliário a pleno vapor, não existe norma regulamentadora, portanto, o mercado faz o que quer com a complascência do poder público municipal, quem lucra com isso? Os lucros do voraz mercado imobiliário só crescem enquanto a nossa qualidade de vida só desce. Vamos refletir, está na hora de levarmos a legislação a sério !!!

Editoriais editoriais@uol.com.br:
"Fraude concreta
A desordem urbanística da cidade de São Paulo ganhou um novo componente, com a revelação de fraudes que somam ao menos R$ 50 milhões contra a prefeitura.As leis de zoneamento, que fixam regras para o uso e limites de construção de edifícios em cada região da cidade, sempre tiveram muitas brechas e foram alvo de contínuo desrespeito.Um mecanismo na legislação permite às construtoras pagar uma taxa extra para construir acima do limite estabelecido para determinado bairro, chamada de outorga onerosa. Compreende-se. É vantajoso pagar para erguer um edifício mais alto, por exemplo, em uma região valorizada. O custo seria compensado com a venda de mais unidades.Descobriu-se, entretanto, que algumas empreiteiras ganhavam nas duas pontas do negócio. Obtinham a licença para construir acima do previsto originalmente no zoneamento, mas não pagavam a outorga onerosa. Para tanto, apresentavam guias falsificadas, que comprovavam um pagamento, na verdade, inexistente. O dinheiro pelo estrago urbanístico nunca chegava aos cofres do município.As empreiteiras citadas no esquema negam participação nas fraudes e se apresentam como vítimas. O corregedor-geral do município levanta dúvidas sobre essa versão e suspeita de algum grau de envolvimento das empresas.O que é certo, no entanto, é que o município foi lesado. Edifícios maiores, com mais usuários, sobrecarregam as vias da região, piorando o trânsito. Também necessitam de redes de esgoto e de energia elétrica mais robustas. Demandam, assim, maior investimento público na área. A contrapartida financeira nunca ocorreu.As obras de mais de 20 prédios seriam paralisadas pela prefeitura enquanto o caso se desenrola. Em torno de mil unidades habitacionais, e outras tantas comerciais de número não revelado, serão congeladas, com evidente prejuízo para os compradores, que nada sabiam sobre as irregularidades.A revelação das fraudes, que, segundo as investigações, vêm ocorrendo há mais de 15 anos, é só a mais nova faceta de um mal maior, da falta de planejamento urbanístico e desrespeito sistemático à legislação sobre o tema.A prefeitura precisa processar na Justiça e punir os responsáveis pelo esquema, talvez com pesadas multas e restrições a projetos futuros. Seria despropositado, porém, punir também os compradores dos imóveis em construção, pois certamente desconheciam o golpe que permitiu essas incorporações."

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Belém da "fartura", falta até água!

A charge acima retrata o que tem sido denunciado principalmente pelo jornal televisivo da Rede Record - "Fala Pará", a falta de água em Icoaraci e outros bairros periféricos de Belém é uma dura realidade.
Nem a Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará) do Simão e muito menos a SAEB (Serviços de Água e Esgoto de Belém) do Duciomar conseguem resolver o problema de água tratada em nossa região metropolitana.