terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Pará e a sina de irmãos siameses: Viver juntos ou morrer juntos!


Após o plebiscito de domingo, muita gente deveria colocar as "barbas de molho"...


A Prefeita de Santarém Maria do Carmo do PT e o deputado federal do PDT - o fazendeiro Giovanni Queiroz ainda não desceram do palanque, estão raivosos, iguais lideranças estudantis secundaristas, andam pregando a desobediência civil, isso não é bom. 


Ambos jogam para a torcida tentando capitanear a insatisfação natural dos cidadãos que votaram no "sim", e não seria para menos, a campanha do "sim" prometia o paraíso na terra após a divisão do Pará, como o maná não caiu do céu, restou a tristeza, a insatisfação e a revolta no day after.


O plebiscito é uma consulta popular, instrumento previsto na Carta Magna brasileira de 1988, exercício de democracia direta, todos exercitamos esse direito no domingo e as urnas falaram, cabe aos agentes públicos e autoridades a responsabilidade para conduzir o que foi dito pelas urnas no domingo.


Dona Maria do Carmo cuidado com os seus atos, despiciendo dizer que a bravata na declaração da segunda-feira como "dia de luto" em Santarém, estará a lhe cobrar amanhã coerência diante das costuras políticas.


Ao deputado federal Giovanni Queiroz a certeza de que a sua "radicalização" não faz bem para a boa política, porque amanhã vossasenhoria estará novamente em conluio com os donos do poder, não tardará e veremos Giovani Queiroz de bem com o "governador de plantão", uma prática costumeira do fazendeiro e ex-prefeito de Conceição do Araguaia.


Ao povo paraense, acena uma certeza que se alevantô no plebiscito de domingo passado, a nossa história foi e será a sina de irmãos siameses: - Ou viveremos juntos ou morreremos juntos!


A construção de um Pará que seja grande na cidadania e integração da nossa gente, passa necessariamente pela nossa organização.


Irmãos do sul, oeste, de todo Pará... O momento é de unirmos forças contra os poderosos que querem a nossa desunião para continuar amealhando riquezas para poucos. 


2 comentários:

iris disse...

Meu amigo, eu votei no SIM,sou forasteira,como dizem o pessoal de Belém, mas eu aceitei o NÃO, como em toda democracia,deve prevalescer a vontade da maioria,não fiquei aborrecida ou com raiva, eu , assim como vc, acho que deveremos nos unir para exigir dos governantes a construção de um Pará para TODOS, e assim no proximo plebicito eu certamente votarei Não e Não.

Belém Debates disse...

Iris,
O problema da campanha [e me parece que todos foram contaminados] foi o clima passional...
Não debatemos nenhum projeto de desenvolvimento para as três regiões.
Todos ficaram devendo.
Eles brigam agora, fazem beicinho e depois estão se acertando. Não vai demorar e Lira Maia, Giovanni Queiroz, Maria do Carmo e Salame estarão beijando a mão do Jatene... Quer apostar???
Nós precisamos mudar essa situação, né?!
Abs