domingo, 18 de dezembro de 2011

Ingressar no curso de Medicina via Judiciário

A história de nossas elites sempre foi lamentável, a reboque de outras elites estrangeiras...

Ao longo do tempo os do "andar-de-cima" mantiveram-se fiéis ao ideário do colonizador, explorar, saquear e retornar à metrópole. Depois de Lisboa, a elite papa-xibé elegeu outras (Rio de Janeiro, São Paulo, Miami, Nova York, Paris).

Aqui na "terrinha" pintam e bordam, acham que não existem limites para as suas peripécias.

Ao cidadão comum sem pedigree, as instituições e autoridades públicas são implacáveis no rigor com que aplicam regras e outras exigências que a cidadania reclama, mas quando a elite e seus filhos são submetidos as mesmas instituições e autoridades, ocorre o que para muitos não seria surpresa nenhuma, o tratamento é diferenciado, mais benéfico e aí vão surgindo lacunas na lei, interpretações de magistrados que deixariam os seus mestres de direito envergonhados com os ex-alunos, hoje autoridades...

É surpreendente que um juiz considere como legítimo o pedido de uma jovem (pertencente à elite paraense) para se matricular no curso de medicina da Universidade Estadual do Pará, tendo como motivo um problema de saúde, mais precisamente um quadro profundo de depressão.

Vamos esclarecer do que estamos falando.

A filha do casal Vic Pires e Valéria Franco foi aprovada no vestibular de uma universidade paulista chamada Anhembi-Morumbi, no curso de medicina, até aí nada de mais.

Ocorre que a moça Izabela Vinagre Pires Franco morre de saudades dos pais, irmãos, amigos e do açaí...

Contratou os serviços de um escritório de advocacia famoso e solicitou em juízo que fosse garantida a sua matrícula no curso de medicina da Universidade Estadual do Pará - UEPA, visto que quando fez a solicitação administrativamente, a Procuradoria Jurídica da UEPA orientou a direção da mesma para indeferir tal pretensão.

A Universidade Anhembi-Morumbi é uma instituição privada, como garantir para alguém que não se submeteu ao vestibular de medicina da UEPA, um dos mais concorridos do Estado, o privilégio de cursar medicina porque sofre de depressão?

Por que não solicitou em juízo vaga no curso de medicina do CESUPA, instituição privada tal qual a Anhembi-Morumbi de São Paulo?

Pensemos nos milhares de jovens que estão estudando muito, "ralando" bastante para ingressar num curso público de medicina, por faltar-lhes, em muitos casos, a grana para bancar um curso de medicina em instituição privada, será que é justo garantir vaga para alguém que não foi submetido a esse esforço?

O juiz Marco Antonio Lobo Castelo Branco ao deferir liminarmente a matrícula de Izabela Vinagre Pires Franco, abre a possibilidade para que muitos jovens endinheirados optem por fazer vestibular em instituições privadas e depois apresentem um laudo que ateste um quadro "grave" de depressão e aí doutor???

Para que o leitor tenha maiores informações sobre esse caso leia a Franssinete Florenzano.

Abaixo a foto de filha e mãe quando Izabela recebeu o jaleco do curso de medicina da Universidade Anhembi-Morumbi, um dia inesquecível para as duas, inclusive Valéria deu o seu depoimento para o informativo eletrônico da Universidade paulista, leia e fique emocionado...


Primeira turma da Escola de Medicina participa da Cerimônia de Compromisso de Honra
A Escola de Medicina Anhembi Morumbi promoveu no último dia 22 de fevereiro a Cerimônia de Compromisso de Honra da primeira turma do curso de Medicina. Para celebrar esse momento único, estavam presentes familiares e amigos que vieram especialmente para prestigiar os futuros médicos.
A cerimônia, que contou com a presença do Conselho Médico Consultor da Escola de Medicina, simbolizou a responsabilidade e a ética da profissão que estes jovens passam a assumir, além de oficializar o início do ano letivo.
Para muitos, valeu a pena vir de estados distantes para concretizar a realização de um sonho. Foi o caso da aluna Isabela Pires Franco, que deixou a família no Pará para cursar a tão almejada faculdade de Medicina. Para a mãe, Valéria Pires Franco, o sacrifício compensará: “Estou muito feliz e confiante. Dá para perceber o compromisso que a Universidade tem com a formação de seus alunos”.





2 comentários:

Anônimo disse...

" que absurdo!!!que vergonha!! é nessas horas que tenho vergonha de ser paraense" È uma verdadeira afronta a sociedade em geral e princialmente àqueles alunos que se "matam" de estudar para conseguir a tão sonhada vaga em um curso de Medicina e não conseguem por alguma pequena razão que seja, de repente, aquele que em tese era para garantir a justiça.."embriaga" para tomar uma decisão sem escrúpulo nenhum...!!

Belém Debates disse...

Anônimo,
Tudo resolvido. O juiz revogou a sua decisão liminar.
abs