domingo, 2 de outubro de 2011

O Pará poderá se fragmentar no dia 11 de dezembro


O grande Pará, caso prevaleça os interesses das elites políticas do Oeste e Sul do Pará, se tornará apenas uma página na história do povo brasileiro.
Quando os 4,8 milhões de eleitores forem às urnas, em 11 de dezembro, dirão se aceitam ou não a divisão do território, criando os Estados de Tapajós, Carajás e o “Novo” Pará.
Em Belém, já se pode perceber que a bandeira vermelha do Pará enfeita as janelas dos apartamentos, casas e barracas do mercado do Ver-o-Peso, muitas camisetas estampando a campanha do “não” à divisão se difundem maciçamente entre os jovens da área metropolitana e nordeste do Estado.
Em Santarém e Marabá a campanha pela separação tem empolgado as lideranças políticas tradicionais, os poderosos economicamente se assanham, querem o poder político em suas mãos, no caso de Marabá ainda tem as bênçãos da “Vale do Rio Doce”.
No Mangueirão (jogo Brasil x Argentina) o que se viu foi o brio dos paraenses enaltecido com a bandeira do Pará e adesivos com o número 55 em um tsunami de alegria e certeza que o Pará continuará grande.
As pessoas já estão percebendo que por trás da divisão, existem interesses inconfessáveis, o discurso do deputado federal Lira Maia no Oeste não tem correspondência com suas administrações quando prefeito de Santarém, o mesmo se pode dizer sobre o deputado federal Giovanni Queiroz, que foi prefeito de Conceição do Araguaia de 1977 a 1982 pelo partido da ditadura - a ARENA, o povo de Conceição do Araguaia não tem saudades de sua administração.
Giovanni Queiroz faz parte da bancada ruralista no congresso nacional,  numa eventual administração de Giovanni Queiroz frente ao novo Estado de Carajás, já podemos antever que os conflitos agrários devem ser alavancados por um governador ligado à UDR.
Uma visada mais crítica revela que na disputa para a criação dos novos Estados, o que menos se pretende é melhorar a vida das pessoas simples dessas regiões, o que está em jogo são os futuros cargos para governador, senador, deputado federal e estadual... Entenderam?!
O grande desafio para os divisionistas é fazer com que a população de Belém e nordeste do Pará entenda o porquê da divisão. Mas, eles confiam no talento de Duda Mendonça em convencer mais da metade dos eleitores do Pará, a partir das propagandas na TV e no rádio, que se iniciam em novembro, vão apresentar pesquisas e estudos que mostram o paraíso depois da divisão e criação dos novos Estados.
Todo paraense medianamente informado sabe que existe historicamente uma ausência de ações do governo nas regiões do Oeste e Sul do Pará, e todo mundo sabe também, que as elites políticas dessas regiões sempre apoiaram os vários governos que passaram no Estado do Pará. A maioria dos políticos dessas regiões nunca se preocupou com o cidadão comum, a insatisfação das pessoas é capturada por vários parasitas da política, para logo apresentarem a solução definitiva: a divisão! Empunham a bandeira da separação, não para melhorar a vida do cidadão comum, antes para continuarem mandando, que se traduz na fala de Giuseppe Lampedusa: -“ É preciso que tudo mude para que tudo se mantenha”.
Tem solução sem divisão.
As bancadas das várias regiões unidas para exigir a descentralização da administração, maiores investimentos nas áreas: social, saúde, educação e habitação. Com a divisão, serão milhões de reais dispendidos para a construção de palácios, tribunais, assembléias e etc... Uma festa com o erário público, correndo-se o risco da amaparização desses novos Estados, isto é,  poderão ficar na dependência do repasse do governo federal, como o Amapá que há vinte anos vive de repasse do governo federal.
O plebiscito ocorrerá no dia 11 de dezembro, as seções eleitorais abrem às 8h e encerram a votação às 17h. O nº 55 significa “não” à divisão e o 77 “sim” à divisão, prestem atenção como os eleitores deverão proceder no momento que estiverem frente à urna:
A 1ª pergunta será a seguinte: - Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Carajás?
Aí quem for contra digita o nº 55 e confirma, quem for a favor digita o 77.
A 2ª pergunta: - Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?
O mesmo procedimento que foi orientado para a 1ª pergunta se aplica para a 2ª.

Nenhum comentário: