segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Homossexuais regozijai-vos, o mundo da cidadania vos pertence!

Olha só minha gente!
O nosso país aos poucos vai aceitando o diferente, e o que é mais importante, o "diferente" não é mais o "outro", esse estranho que era considerado o objeto de reflexão para a antropologia do século XIX. Vamos identificando que o que é diferente não nos é mais tão estranho assim...
A sociedade brasileira hoje já permite que a orientação sexual dissonante não se constitua mais em embaraço à convivência social. Quantas famílias se fragmentaram porque algum membro resolveu seguir outra orientação sexual e não a que estava prescrita pelos padrões de "normalidade" de antigamente???
Regozijai-vos todos que um dia gemeram e rangeram os dentes escondidos nos armários dos preconceitos e intolerâncias, o reino da cidadania vós pertence! Conquistado com muito choro, sangue e sofrimento.
A partir dos dados do IBGE de 2010 se tornou possível contabilizarmos o universo homossexual brasileiro.
Segundo o IBGE se declararam homossexuais mais de 60 mil casais.
Esmiuçando os dados colhidos, a região Sudeste é onde mais pessoas se assumiram homossexuais - 32.202 casais, em segundo lugar vem o Nordeste com 12.196 casais, o terceiro colocado é a região Sul com 8.034 casais.
A região Norte é onde tem menos casais homossexuais - 3.420 casais, seguida pela região Centro-Oeste que apresenta 4.141 casais homossexuais. Entre os Estados com maior concentração de casais homossexuais se destaca a terra dos "tucanos" - São Paulo, com 16.872 casais, seguido por Minas Gerais, com 10.170 casais.
O Estado com menos casais homossexuais - Roraima, com apenas 96 casais, seguido por Tocantins (151 casais) e Acre com 154 casais.
O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, acha que muita gente não se autodeclarou homossexual por ainda ter receio de represálias da sociedade.
Não vi os dados do Pará, mas deve ser a maior concentração de homossexuais da região Norte, por ser o Estado mais populoso.
O importante é termos o foco no combate à homofobia.
Os psicólogos sustentam que a homofobia define todo o ódio, preconceito ou a repugnância que algumas pessoas nutrem contra os homossexuais. Geralmente os homofóbicos são pessoas que ainda não conseguiram definir por completo a sua identidade sexual, isto acaba gerando muitas dúvidas, que se transformam em angústias e que depois vira revolta... Essa revolta se materializa muitas vezes na violência contra as pessoas que assumem sua condição homossexual.

2 comentários:

Anônimo disse...

pODEM REPRIMIR A HOMOFOBIA, MAS JAMSI OS PRECONCEITO, QUANDO SE TENTA DESTRUIE CRIA-SE UM OUTRO.
O que psicologo sabem da vida real.Se somos livres não podemso ser obrigadas a ceitar uam situação.Se tudo é uam questão de opção, nõa nos pode achar antural, quando na verdade não, se assim fosse não haveria esse projeto de coação, para que se aceite de forma natural, o homossexualismo a tudo a ele ligado, como por exemplo a a parada gay,,,que é o fim do suportavel uma transgressão visual. Um carnaval.

Jacyntho Pinto disse...

Anônimo,
É necessário aprender conviver com a diversidade, o mundo será melhor sem homofobia.