domingo, 16 de outubro de 2011

Cláudio Puty na sucessão de Duciomar?

Um pouco afastado, os compromissos tomam o nosso tempo, mas o meu correio eletrônico fica bombando, as informações vão chegando e a gente checa e confirma tudinho.
As pedras se movimentam na política, e o próximo pleito se aproxima...
Olho pra Belém da janela do avião, e constato como essa cidade é tão linda, uma moça tímida e formosa, a cidade insiste em continuar linda, apesar de ser maltratada pelo "oftamologista" Duciomar Costa.
Candidaturas confirmadas só temos a do Deputado Estadual e ex-prefeito Edmilson Rodrigues e a do Deputado Federal Arnaldo Jordy. Outros nomes como os dos deputados Priante, Zenaldo e Ganzer estão em compasso de espera.
Existe uma candidatura que pode se tornar forte, tudo dependerá do prefeito "oftamologista" Duciomar Costa, caso haja empenho e recurso financeiro essa candidatura pode ser a novidade da próxima eleição em Belém.
Estou me referindo a costura feita nos bastidores, pode até não prosperar, mas, Duciomar tem alimentado a possibilidade de se concretizar uma chapa com o velho ex-tucano Almir Gabriel como candidato a prefeito, e o vice-prefeito na sua chapa seria o empresário Fernando Yamada, muita linha e agulha nessa costura, vamos ver se a confirmação vem logo.
No PT se esboça um movimento para que haja prévia para a escolha do nome à próxima eleição, o nome do jovem Deputado Federal Cláudio Puty, seria uma opção, Puty tem se destacado à frente da presidência da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara de Deputados em Brasília. Mas, não acredito que internamente o nome do Puty seja aprovado pelo diretório municipal, existem feridas abertas, Puty ocupou a Chefia da Casa Civil no governo da Ana Júlia, acabou fazendo muitos inimigos, dentro e fora do PT, bateu em Jáder Barbalho e foi bombardeado pelo mesmo através de sua empresa de comunicação (Grupo RBA), é um jovem quadro oriundo do movimento estudantil, para acender o debate e qualificá-lo, Puty é uma excelente alternativa para o PT.
Depois de batermos tanto na tecla, parece, é o que tudo indica, a vice-prefeita de Ananindeua - a Sandra Batista, que se desfiliou do PT e retornou ao PCdoB, vai também renunciar ao cargo de vice-prefeita de Ananindeua, mas o que aconteceu?
Sempre pautamos em nossa coluna, que por uma questão ética, Sandra Batista deveria renunciar ao cargo de vice-prefeita do Hélder Barbalho. Como ela será a vice na chapa do PSOL em Belém, tendo inclusive já transferido o seu domicílio eleitoral para Belém, talvez a sua presença na chapa do Edmilson suscite o debate que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já enfrentou e decidiu. O TSE indeferiu o registro de chapa de "prefeitos itinerantes", é o caso de prefeito de um município que resolve ser candidato em outro município, uma tentativa de burlar a lei contra a reeleição da reeleição, a decisão do TSE vale para os vice-prefeitos que queiram se tornar itinerantes, é a situação de Sandra Batista, caso se confirme a sua candidatura de vice na chapa de Edmilson Rodrigues, os advogados consultados acham que a chapa do Edmilson vai se enrolar toda com a Sandra de vice.
Informação que nos chega do município vizinho de Belém é a seguinte:
- Jacyntho a Sandra vai renunciar, acertou com o Hélder Barbalho um "acordo político" liberando o Hélder para a sua estratégia para derrotar o Pioneiro. O Hélder garante o DAS para uns poucos indicados por Sandra e libera alguma coisa semelhante a um "mensalinho" pra ela. Assim o Hélder se desincompatibiliza da Prefeitura e se joga na campanha de corpo, alma e muita grana para eleger o seu sucessor que pode ser o Eliel ou o Chicão.
No PT Ananindeua já foi decidido por sua cúpula que Luiz Freitas será novamente candidato a Prefeito de Ananindeua, é isso mesmo! O Luiz Freitas será novamente candidato a ser derrotado para apoiar o nome que o Hélder Barbalho indicar.
Cabem umas poucas perguntas:
- Não passou da hora de intervenção no PT de Ananindeua pelo diretório estadual do PT?
- O PT de Ananindeua nos últimos anos tem se constituído na quinta coluna da esquerda paraense, uma verdadeira linha auxiliar dos Barbalhos em Ananindeua, isso não é vergonhoso para o maior partido de esquerda do Ocidente?
- Não terá chegado a hora de renovação do PT Ananindeua?
______________________________________________________

#A senadora do PSOL Marinor Brito armou um barraco no voo que ia de Belém à Brasília, tudo porque havia uma parada na cidade de Marabá, quem estava no avião ficou assustado com a arrogância da senadora, que pegava o celular e ligava para tudo que era "autoridade", dizia que era um absurdo o voo não seguir direto para Brasília.
#Stefani, aquele que comandava a "milícia cabana" do Edmilson, foi visto na sala de espera do gabinete do Deputado Estadual Edmilson Rodrigues, será que foi "vender" o seu passe?
#Por falar em arrogância, Marinor só deve perder para o ex-secretário de Estado de Ana Júlia, o Maurílio Monteiro que invadiu a missa de uma Igreja na Pça Batista Campos e aos berros dizia que era secretário de Estado e queria saber do fdp que deixou o carro estacionado na frente da garagem dele.
______________________________

4 comentários:

Condoreiro disse...

Duas considerações:
1. Puty como candidato do PT a prefeito levaria o partido ao menor percentual da legenda nas últimss eleições ao cargo, uma vez que não cairia na graça dos paraenses por ter sido pintado como o candidato da ex-governadora;

2. Edmilson Rodrigues surge como principal nome para se contrapor a uma política de desgoverno por que passa a cidade de Belém. Nos seus 8anos à frente da PMB fez uma administração inconteste. Entretanto, se tiver o interesse de ter como vice Sandra Batista, enfrentará uma forte resistência dentro do PSOL.

Jacyntho Pinto disse...

Condoreiro,
Considerações a serem retocadas:
1. O PT já tem cativo 20% do eleitorado, tudo depende da capacidade do Puty em empolgar a militância e simpatizantes do PT, para isso, deve se contrapor ao que está colocado, no caso a administração Duciomar, e com relação a Ana Júlia ela teve uma expressiva votação em Belém, por favor não despreze essa votação;

2. Só o primeiro mandato do Edmilson foi interessante, o 2º mandato foi pífio, faltou criatividade e ousadia. O PSOL é o Edmilson, meu caro condoreiro! Será a vontade do Edmilson prevalecendo sobre a legenda, que cabe numa Kombi. Não deve ser o seu caso, mas, com a proximidade da eleição deve aumentar o número de militantes do PSOL, assim acontece com os urubus do Ver-o-Peso, basta jogar uma carniça que eles voam pra cima...

Wellyn Nascimento disse...

Acho que quando Edmilson Rodrigues morrer( na verdade, ele e todos os filiados do PSOL)vai ser canonizado. Que Santo homem. Pois o Edmilson que eu conheço dos 8 anos que esteve a frente da PMB só trabalhou efetivamente nos 4 primeiros anos. Pois os outros 4, vou te contar. As pessoas tem que colocar em mente que não existe NENHUM partido onde só tenha políticos íntegros e honestos. ISSO NÃO EXISTE.

Belém Debates disse...

Wellyn,
O Edmilson é um nome muito forte, com certeza vai disputar pau-a-pau com os candidatos majoritários.