quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A OAB e a Censura no FACEBOOK



"[...]
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
[...]"
 (excerto do poema "No Caminho
com Maiakóvski"de
Eduardo Alves da Costa).

Hoje de madrugada, postei uma enquete no Blog "As Falas da Pólis", no qual escrevo desde 2006, com a seguinte pergunta: Como você avalia o governo de Simão Jatene?

As respostas opcionais são: 
(  ) Ótimo
(  ) Bom
(  ) Regular
(  ) Ruim 
(  ) Péssimo

Partindo do pressuposto de que deveria ser isento e justo com os leitores e o público que me visita por lá, deixei as cinco (05)  perguntas na forma que acredito ser a ideal para aferir com este recurso não científico, o índice de aprovação/rejeição do atual governador, coisa que também o fiz na gestão de sua sucessora e antecessora, a ex-governadora Ana Júlia. Aliás, As Falas da Pólis não era nem um pouco bem falado entre aqueles que eram rotulados como sendo do núcleo duro do governo petista e por eu ser filiado ao partido, imaginem o quanto isso me causou problemas.

Mesmo assim, mantive o blog como um espaço democrático e combativo para aquilo que acredito ser o papel de qualquer cidadão, independente de sua formação acadêmica, seu patrimônio, cor de pele, credo religioso, concepção ideológica, etc.

Compreendo que a última campanha eleitoral revivemos climas tensos, entre as paixões provenientes das principais candidaturas que disputaram as eleições de 2010, mas quem acompanha as postagens feitas no Blog "As Falas da Pólis" compreenderá, que lá a crítica e a busca pelos mecanismos de controle social e participação popular é que imperam e dão o tom do que anuncio e critico, ao invés de apologias à favor ou contra partidos, estes ou aqueles parlamentares e os comentários são permitidos mesmo que eu discorde dos mesmos, com exceção de calúnias pessoais, palavras de baixo calão e outras impropriedades.

No entanto, o fundamentalismo programático de pessoas em busca de benefícios pessoais, cargos e demais interesses nem sempre dignos, faz com que exista na política paraense, torcidas pró e contra mandatos, líderes e partidos, como pôde ser constatado hoje na rede social "FACEBOOK".

O Imbróglio Autoritário

Foi lá, no FACEBOOK que excluído do grupo da OAB-PA por lançar a enquete do meu blog "Como você avalia o governo de Simão Jatene?”. 

Para tal absurdo, usaram o argumento de que como não sou advogado e postava "assuntos que não interessava aos mesmos" e assim julgaram e decretaram a CENSURA com minha exclusão sumária.

Mesmo que tenha feito a enquete as cinco (5) opções de respostas: Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Péssimo e não ter votado, é claro, para deixar as pessoas livres para escolherem seu veredito, depois de mais de 80 comentários favoráveis e contrários à minha expulsão, proposta por três membros, entre os quais um moderador que não conheço, mas desconfio que não seja do corpo dirigente da Ordem dos Advogados, fui sentenciado a não fazer mais parte do mesmo. 

Quero salientar que isso pode parecer meio dramático, afinal de contas por que grilar com a exclusão de um grupo de uma rede social? Acontece, amigos e amigas leitoras, que mesmo não sendo nenhuma pessoa importante no meio jurídico e saber que não tenho casta, sou ativista social e venho há cinco (05) anos, me dedicando junto com outras pessoas e grupos de acadêmicos, intelectuais, partidários, não partidários naquilo que denominamos ser nossa militância virtual, onde nela  e/ou através dela, nos tornamos protagonistas de uma nova era da informação e lutamos contra a hegemonia dos meios de comunicação, tidos antes como a única voz a ser difundida por terem os veículos à sua disposição.

Não quero me alongar debatendo teorias revolucionárias do uso das redes sociais em prol da revolução, não se trata disso, quero apenas pontuar e deixar minha resgistrada a minha  indignação pelo que aconteceu hoje e afirmar para aqueles que me conhecem que não deixarei me abater com o fato e o denunciarei para todos aqueles que eu puder alcançar, para que o DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO, À CRÍTICA E À OPOSIÇÃO sejam respeitadas, mesmo que alguns não queiram.

Peço que isso seja divulgado para que a liberdade de expressão e a democracia não sejam aviltadas pela conveniência de quem acha que o poder está acima de tudo e de todos.
Rogo que os advogados filiados à Ordem dos Advogados do Brasil lutem pelo resgate de uma OAB justa e defensora do direito coletivo, plural e em conexão com os anseios da sociedade.

Diógenes Brandão – Produtor audiovisual e autodidata em comunicação social, autor do blog As Falas da Pólis e colaborador de outros.

Meu twitter: @JimmyNight

6 comentários:

Anônimo disse...

Registre-se que a presidência não tem nada aver com isso! Na verdade, o mesmo grupo político que quer derrubar a qualquer custo esta presidência é que está tomando este tipo de atitude no Facebook...realmente eles querem a desordem....e tudo começou na caminhada contra a corrupção...que país é esse???

anônima disse...

é verdade, é o mesmo grupo!

Dirceu Franco disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog. Já acompanhava o blog do Pedro Nelito e este também está muito bom e rico em conteúdo.
Em segundo lugar, é impressionante a eficiência dos assessores e puxa-sacos da atual diretoria da OAB/PA que se arvoram na tentativa de defender o indefensável, inclusive de vasculhar a internet em busca de publicações que falem sobre a instituição e se protificam logo em sair em sua defesa, como o comentário acima, que é claramente tendencioso e que visa criar confusão na cabeça dos incautos, sempre na condição de comentários como "anônimos".
Quero ressaltar que essa é a PIOR administração que já passou pela OAB/PA em todos dos tempos. Além de atitudes autoritárias e anti-democráticas (coisa que eles deveriam combater por apoiar o PT - partido tão autoritário e hipócrita quanto aos que o apoiam (sem generalizações)) essa "turma" que está à frente da OAB também é responsável por sujar e jogar o nome da instituição na lama.
A estória da venda do terreno e da falsificação de assinatura à mando do vice-presidente sequer foi esclarecida.
Culparam a assessora jurídica da OAB/PA como única culpada na tentativa de jogar tudo pra baixo do tapete, como se a mesma tivesse algum interesse em cometer um ilícito por sua própria conta e risco. O presidente nacional fica fazendo visitas supresa à cidade e fica escondido vendo tudo de longe, querendo fazer do Jorge Medeiros o titular do cargo do Jarbas Vasconcelos.
Ficam achando que nós advogados somos idiotas e intertes.
Estou acompanhando tudo á distância e combatendo essa farsa que é a atual administração da OAB/PA. Tomarei medidas judicias, se necessário, me aguardem.
Por fim, quero dizer que não apoio ninguém, apenas quero ver a verdade e a justiça prevalecerem. Não aceito que ninguém use a OAB e principlamente jogue a honra da profissão dos advogados paraenses no lixo, neste caso sim, generalizando a expressão.

Jacyntho Pinto disse...

Anônimo,
A primeira providência do Sr. Jarbas Vasconcelos seria desautorizar a utilização do nome e logotipo da OAB no Facebook ou qualquer outra rede social.
Parece que é a OAB oficial, e aí temos muitos desencontros.

Jacyntho Pinto disse...

Anônima,
Ninguém sabe se é o mesmo grupo. Mas, afinal de contas de que grupo estamos falando???

Jacyntho Pinto disse...

Dirceu Franco,
Agradecemos a sua visita e esperamos que sempre retorne ao BD.
Aqui no BD temos uma democracia, nem sempre concordamos e às vezes discordamos feio por aqui, mas no BD somos tolerantes.
Pelo visto na OAB existem vários grupos e alguns expressando muita insatisfação.
Tenho que concordar com você com relação a venda do terreno lá em Altamira.
Houve um equívoco capital, jamais o advogado Robério poderia se habilitar nessa transação, 1º por fazer parte do Conselho da OAB, e 2º por ser amigo do presidente da OAB...
Em relação à falsificação da assinatura do vice da OAB, não entendi em que aquela moça iria se aproveitar? Acho que ela não deveria confiar em ninguém com mais de 30 anos, tomara que ela não seja considerada "a" criminosa.
O Belém Debates fica à disposição dela para qualquer esclarecimento, esse espaço é democrático.
Volte sempre!